Park City (Utah) acaba de anunciar as datas de abertura para suas duas estações de esqui nos Estados Unidos, além dos resorts de esqui que iniciam a operação de neve em 17 de novembro e seguem em funcionamento até abril, destino estreia experiências gastronômicas variadas.  Neste ano de 2023,  Park City Mountain comemora seu 60º aniversário , e iniciará a temporada de inverno em 17 de novembro, enquanto o Deer Valley Resort abre as pistas para esquiadores em 2 de dezembro. Ambos têm atividades de neve previstas para se estender até meados de abril de 2024.

 

Park City fica localizada nas montanhas Wasatch, a mais de 2 mil metros acima do nível do mar, e a apenas 35 minutos do Aeroporto Internacional de Salt Lake City. Além de esqui e snowboard em neve powder, a cidade oferece opções de lazer e entretenimento fora das pistas, incluindo um outlet com 60 marcas, opções culturais e de bem-estar.

 

Os ingressos para o Sundance Film Festival, tradicional festival de cinema independente que atrai celebridades, profissionais e amantes da Sétima Arte à cidade anualmente, já estão à venda para a edição 2024, marcada para acontecer entre 18 e 28 de janeiro.

 

Em termos de estrutura, Park City conta com 8 mil leitos em hotéis e residências de férias e cerca de 150 bares e restaurantes com propostas diversas, a maioria operando no conceito “farm to table”, o que garante o frescor e a qualidade dos insumos. Quase todos eles oferecem menus kids, além de opções vegetarianas e veganas. A temporada 2023-2024 traz muitas novidades para os foodies, a começar pelas duas experiências gastronômicas que estreiam em Old Town.

 

A primeira delas é o Kaneo, restaurante com cozinha de inspiração mediterrânea que celebra as raízes da região homônima na Macedônia do Norte. Localizado em um edifício moderno na Main Street, oferece serviço de brunch, almoço e jantar diariamente em ambiente sofisticado com bar e lounge, salas de refeições amplas e um deque ao ar livre. A equipe culinária, liderada pelo chef Michael Josh Hart, criou um cardápio inovador que inclui opções veganas e vegetarianas – como baklavas, tzatziki e hummus caseiros, entre outras. Carnívoros pode se deliciar com costeletas de cordeiro, preparados de caça selvagem e pratos de frutos do mar.

 

Com operação há décadas na cidade, o O’Shuck abre sua segunda casa nos arredores da Main Street. The White House fica em excelente localização, a uma curta caminhada do Town Lift, e conta com um amplo pátio ao ar livre e com vista para a montanha, o que faz dele uma excelente opção para o tradicional après ski. O espaço serve café da manhã, a partir das 7h, para aqueles que estão ansiosos para subir às pistas, também oferecerá lanches e refeições rápidas no bar e do sushi bar que ficarão abertos até 1h da manhã.

 

Instalado em uma antiga pensão da época da mineração reformada e utilizada como espaço comercial desde a década de 1960, o bar aproveita esse aspecto histórico para prestar homenagem ao legado esportivo de Park City. O interior é decorado com biografia de atletas e esquis colecionados ao longo dos anos pelo atual proprietário da casa, Bruce Corrigan. Com um amplo salão e um grande palco, o andar superior será dedicado a apresentações musicais e poderá ser locado para eventos sociais.

 

As novidades também estão em Deer Valley, reconhecido como o melhor resort de esqui do país pelo World Ski Awards, desde a primeira edição da premiação, em 2013, e que anunciou plano plurianual de expansão. Com conclusão prevista para 2030, a novidade irá adicionar 1.497 hectares de terreno esquiável e 16 meios de ascensão, além de uma vila na base da montanha com hotéis, espaços comerciais e atividades recreativas. A primeira fase será entregue no inverno de 2025.

Para a temporada que se inicia em dezembro deste ano, Deer Valley destaca duas experiências gastronômicas. A primeira é o Cast & Cut, restaurante que estreou no Snow Park Lodge durante o inverno passado e que retorna em 2024 com cardápio focado em carnes e frutos do mar. As opções a la carte, incluem torres de frutos do mar, ostras, mexilhões, lagostas e caviar de diferentes partes dos Estados Unidos, além das trutas pescadas localmente.

 

O resort também oferece a Deer Valley Creative Academy, mistura de aulas e experiências culinárias destinadas a hóspedes ansiosos por aprimorar suas habilidades culinárias ou àqueles que desejam satisfazer paladares exigentes. Com custos variados, elas incluem programas que vão do preparo de coquetéis para o Halloween até dicas para a organização de uma tábua de queijos, passando por noites de degustações de Pinot Noir e vinhos espumantes. Para celebrar as festas, entre 15 e 24 de dezembro, a academia promove aulas de decoração das tradicionais casas feitas com pão de gengibre (gingerbread houses).

 

Os passes para os meios de elevação já estão à venda e têm preços especiais para compras antecipadas. Em Park City Mountain, o Epic Pass oferece acesso ilimitado às pistas, inclusive nos períodos de pico, enquanto o Epic Local Pass exclui as datas mais movimentadas. Ambos são válidos por toda a temporada. Há ainda a opção de comprar os passes fracionados para períodos de 1 a 7 dias, com diárias em valores graduais de acordo com o pacote escolhido. São considerados períodos de pico: 24 e 25 de novembro, 26, 27, 28, 29,30 e 31 de dezembro de 2023, 13 de janeiro, 17 e 18 de fevereiro de 2024.

 

Exclusivo para esquiadores, o Deer Valley Resort opera com o Ikon Pass que é vendido em duas modalidades – Ikon Pass e Ikon Base Pass, ambos com oferta de acesso a Deer Valley e a outros resorts de esqui em diferentes destinos globais. Para quem fica somente em Park City, a opção mais completa é o Deer Valley Full Season Pass que permite acesso ilimitado ao resort durante toda a temporada e exclui a necessidade de reservas, mesmo em períodos de pico. Há opção de comprar o acesso somente de segunda a sexta (Deer Valley Midweek Pass), além de passes para dias únicos (Single-day) ou períodos consecutivos (Multi-day).