A obra conta a trajetória de sucesso do executivo à frente de grandes empresas, onde Pedro Janot, detalha no seu novo livro, como implantou propósito e valores que colocam as pessoas como figuras centrais para o sucesso corporativo. “Conto episódios que simbolizam a importância de cuidar das pessoas. E como fazer isso? Com verdade e exemplo. Você cuida fazendo o que fala. Você cuida sendo autêntico”, destaca.

Pedro Janot foto divulgação

Acompanhado do escritor, jornalista, professor universitário, e diretor do curso de pós graduação em Jornalismo Literário, Edvaldo Pereira Lima, Janot  revela no livroFocado em Pessoas”, os bastidores da criação da Azul e da vivência como gestor de grandes companhias, como Richards, Zara e Pão de Açúcar. Através da obra, o leitor aprende sobre liderança enquanto acompanha histórias que vão desde o lançamento de uma aeronave – com as iniciais “PJ” cravadas na fuselagem junto à matrícula – até o dia em que a então Presidente Dilma Rousseff ofereceu sua própria cama para ele  descansar.

 

Edvaldo Pereira Lima

Janot começou a carreira como comprador da Mesbla, experiência que lhe rendeu indicação para integrar um novo momento da Lojas Americanas. A performance na coordenação logística rendeu a Pedro outra indicação importante, para a diretoria da Richards, onde atuou por 11 anos. A partir desta trajetória, foi escolhido para trazer a Zara ao Brasil e ser o primeiro CEO da empresa, posição que ocupou de 1998 a 2007.

 

Após rápida passagem pelo Grupo Pão de Açúcar, Pedro foi escalado para um novo desafio: ser o presidente da primeira companhia aérea low cost do país. Sob seu comando, a Azul, criada pelo americano David Neeleman, conquistou 13% do mercado nos primeiros cinco anos. Após uma queda de cavalo, em 2011, que o deixou sem os movimentos das pernas e braços, seguiu no cargo, até 2012.

 

Desde então, Pedro repassa seus conhecimentos sobre gestão, liderança e inovação em palestras por todo o país, além de conduzir a Contravento, consultoria voltada para a melhoria de processos no varejo de moda. É, ainda, sócio do Grupo Solum, que busca aproximação das PMES ao mercado de capitais e conselheiro de cinco empresas PMES, implementando a educação à distância com a marca.