Criada pelo empresário Sergio Zimerman em 2002, sob o nome de Pet Center Marginal, depois de um processo intenso de reformulação, que firmou a marca Petz no mercado e modernizou a estrutura e o conceito de suas lojas, a rede de pet shop segue com um plano expressivo de expansão. Com o objetivo de se posicionar entre as cinco maiores operações mundiais do mercado pet ao longo dos próximos cinco anos, a marca investe na sua ampliação desde 2014, tendo aberto sete novas lojas no Brasil em 2015 e concluindo outras 11 em 2016.

Atualmente, o grupo soma 45 lojas no País – em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal – onde reúne tudo o que os bichinhos de estimação precisam para uma vida com qualidade em um só lugar. Destacando os espaços Petz Estética e Petz Veterinário, as lojas da rede contam com profissionais especializados nos serviços de banho e tosa e na medicina veterinária – capazes de cuidar da saúde e da higiene dos pets da melhor forma.

 Preocupada com os seu bichinhos , a  Petz dá dicas de como controlar a proliferação de pulgas e carrapatos. Nesta época de calor, também, os pets costumam  passear mais em parque, praia ou campo e ter maior contato com outros bichinhos. Por isso, a veterinária Gabriela Bianchi, da rede, orienta sobre a importância de proteger os cães e gatos agora, com o controle de parasitas, vermífugo e check-up de vacinas, para que eles passem o verão mais saudáveis.

 “A prevenção é sempre a melhor forma de cuidar dos bichinhos de estimação”, afirma a veterinária da Petz Gabriela Bianchi. “Nesta época, mais do que nunca, é importante prevenir mensalmente contra os ectoparasitas, que são as pulgas e os carrapatos, além das doenças oportunistas, mantendo os pets confortáveis e saudáveis.”

Cinco dicas para enfrentar o verão com saúde

1 Controle de pulgas

“Hoje temos produtos via oral, top spot ou coleiras. O veterinário poderá indicar o melhor para cada pet”, explica a Dr. Gabriela. Além da coceira, feridas, falhas na pelagem e alergias, os ectoparasitas também transmitem doenças.  Quando a infestação de pulga é muito grande, há risco de anemia e até morte dos bichinhos mais jovens. Também são transmissoras de outros parasitas, como o Dipylidium caninum.  

2 Controle do ambiente

“Outro problema é que as pulgas podem ser passadas pelo contato direto com outros bichinhos ou nos locais e ambientes infestados. Além de tratar o pet, devemos tratar o ambiente. Há produtos específicos que não fazem mal aos bichinhos. O importante é que tudo seja feito com a orientação do veterinário”, adverte a Dr. Gabriela. 

3 controle de carrapatos

Os carrapatos são responsáveis principalmente pela Erlichiose e Babesiose, conhecidas como “doença do carrapato”, que causam a destruição de células sanguíneas. Entre os sintomas, estão febre, apatia, falta de apetite, podendo levar à morte. Há várias opções de produtos e medicamentos para a prevenção e tratamento, mas todos devem ser indicados pelo veterinário.

4 Para quem vai ao litoral

A vermifugação para os pets que vão à praia deve ser mensal neste período, para prevenir a dirofilariose, o parasita do coração. A doença é transmitida por mosquito de regiões litorâneas e provoca insuficiência cardíaca.

5 Vacinas

É importante manter a carteira de vacinação em dia, principalmente nesta época, quando há maior contato entre os bichinhos de estimação. A antirrábica e a V8 ou V10 (contra cinomose, hepatite infecciosa canina, adenovírus canino tipo 2, coronavírus canino, parainfluenza canina, parvovírus canino e leptospirose) são obrigatórias todos os anos. Para os gatos, a antirrábica e a V4 (contra a panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose) também devem ser aplicadas anualmente.