Com o propósito de trazer a culinária raiz de Manaus para o consumidor do sudeste, o Restaurante manauara DaSelva, inaugurado recentemente, no Centro da Capital, em frente a Biblioteca Mario de Andrade, introduziu no seu cardápio o famoso Pirarucu de Casaca.

A carne do pirarucu é praticamente desprovida de espinhas, e se prepara diversos e saborosos pratos regionais, entre eles o famoso “pirarucu de casaca”. É um prato típico da culinária, brasileira, originário da região amazônica, vem ganhando espaço em outras regiões do país. Conhecido como bacalhau da Amazônia, o “Pirarucu à casaca” é bastante servido em festejos juninos. Sua carne é muito apreciada nos estados do Amazonas e no Pará.

 

O prato é preparado com o pirarucu salgado, daí o motivo de ser batizado como bacalhau da Amazônia. Deixado de remolho por 24 horas, para dessalga, ele é cozido e desfiado.  Na versão DaSelva, ele é montado em Aro (molde para modelar pratos) com: uma camada de pirarucu desfiado, uma camada de farinha de Uarini, (típica do Amazonas), uma camada de um refogadinho com pimentões, pimenta de murupi, também originária do norte, coentro e temperos, ovos cozidos, banana da terra e por último batata palha. A farinha e a batata palha conferem uma textura crocante ao prato.  Vale a pena conferir!