Após dois anos de pandemia que afastaram qualquer possibilidade de feiras e eventos, o ProChile, instituição de estímulo à exportação de produtos chilenos, participa da APAS Show2022, a maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, com uma diversidade de produtos que incluem vinhos, salmão, frutas e sucos orgânicos Serão 19 empresas apoiadas pelo ProChile para atuarem no mercado brasileiro, reunidas em um pavilhão temático.

Hugo Corales, foto divulgação

Neste ano a expectativa é de promover uma maior participação de produtos chilenos no mercado nacional. “Nos últimos anos, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, as exportações para o Brasil têm apresentado aumento significativo, atingindo a marca de US$ 1,07 bilhão em 2021, a maior quantidade dos últimos 4 anos. E queremos expandir ainda mais, pois temos essa capacidade. É isso que o Prochile e as empresas apoiadas vão apresentar aos participantes da feira nos próximos dias: nossa garantia de qualidade, sabor e segurança alimentar para o Brasil”, afirma  diretor comercial do ProChile em São Paulo.

Reconhecidos por sua qualidade superior, os produtos chilenos fazem parte do dia-a-dia da mesa de milhares de famílias brasileiras. Tanto o salmão quanto o vinho são os preferidos do consumidor brasileiro. O Chile é o principal fornecedor de salmão fresco, sendo a origem de 99% do produto comercializado no Brasil, enquanto os vinhos chilenos têm sido líderes em vendas no país nos últimos 20 anos.

E a pandemia não foi barreira para a importação dos produtos chilenos que, apesar do período de crise econômica global, apresentaram crescimento no mercado brasileiro. Em 2021, o Brasil foi o 4º destino a nível mundial e o primeiro na América Latina , o país registrou um aumento de 28% do volume de vendas no país.

“No ProChile reconhecemos que as tendências estão se aprofundando em termos de segurança, rastreabilidade e sustentabilidade como eixo central, entendendo isso não apenas em seus aspectos e impactos ambientais, mas também sociais e econômicos, que estão por trás de cada alimento que exportamos para o mundo”, afirma Hugo.

 

A oferta chilena de agricultura orgânica e ecológica está em constante evolução. Entre os produtos chilenos mais consumidos pelos brasileiros destacam-se mirtilos frescos e congelados, maçãs frescas, framboesas congeladas, azeite, vinhos e polpa de fruta. Hoje, o Chile conta com mais de 200 empresas exportadoras desses tipos de produtos.

 

Reconhecidos por sua qualidade e com diversos rótulos premiados, os vinhos chilenos lideram as vendas no mercado brasileiro. O país vizinho conta com 356 vinícolas exportadoras, com uma oferta diversificada de vinhos de nicho, vinhos de assinatura, pequenas produções, naturais, orgânicos e biodinâmicos. A riqueza e especialidade se manifesta em produtos de qualidade premium e superior, sustentáveis e diversificados, com disponibilidade e consistência únicas e com uma excelente relação qualidade/preço em todos os segmentos de preços.

Em 2021, as compras de vinhos brasileiros do Chile atingiram US$ 184,3 milhões, valor semelhante ao de 2020, que atingiu US$ 184,8 milhões, ano em que o Brasil subiu como segundo destino do Chile globalmente, depois da China.

 

Graças à sua geografia e extensas águas frias banhadas pelo Oceano Pacífico, a indústria de frutos do mar do Chile oferece uma grande variedade, com destaque para o salmão, que caiu no gosto do brasileiro. Esta indústria continua avançando em vários desafios com foco em sustentabilidade, segurança e segurança alimentar. Mais de 70% das empresas exportadoras de salmão no país são certificadas, com destaque para as Melhores Práticas de Aquicultura, certificações ISO 9001, 14001 e 22000.