Neste ano em que toda a população fechou as portas de suas casas por causa do COVID-19, muitas janelas se abriram para deixar o ar e sol entrarem e se tornaram um portal para ver o mundo de um jeito diferente.

Com a edição 2020 de CASACOR – a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas – adiada, o formato das Janelas CASACOR vem como resposta ao momento que estamos vivendo. Com essa inspiração, foi criado o projeto Janelas CASACOR. Um verdadeiro exercício criativo e de reflexão, com o objetivo de tornar tangíveis, conceitos e ideias de quem pensa a casa, transformando tudo isso em soluções para nossas angústias, traduzindo a casa dos novos tempos.

No projeto vitrines espalhadas pelo Brasil materializam a casa pós-pandemia na visão do elenco de profissionais CASACOR, que terá como desafio alguns questionamentos que fazem parte da vida de todas as pessoas: O que mudou em nossas vidas e em nossos lares com o novo Coronavírus? Quais são nossas novas necessidades e anseios? Tudo será digital ou ainda resta espaço para o contato?

Foram convidados os mais destacados arquitetos e designers de interiores do Brasil a pensar nas respostas para essas perguntas e colocar tudo em janelas que permitam avistar a realidade do novo morar.

O projeto, uma iniciativa democrática, presente nas áreas centrais e periféricas das metrópoles, que dá continuidade ao compromisso de responsabilidade social e sustentabilidade ,, poderá ser visto de duas formas, totalmente gratuitas: pessoalmente – cumprindo as regras saúde, segurança e distanciamento social – ou com visitas virtuais no site oficial da CASACOR, guiadas pelo autor de cada projeto.

Livia Pedreira, Diretora Superintendente. CASACOR foto divulgação

“Para a CASACOR, 2020 não é um ano perdido. É um momento de virada. De grandes reflexões e de mostrar a criatividade de toda a equipe. É a primeira vez em 34 anos que o evento não acontece e aprendemos que toda crise traz a oportunidade de fazer algo novo. Surgem novas ideias, novos caminhos, um novo projeto. A proposta do Projeto Janelas surge para mostrar que é possível traduzir o espírito de CASACOR em formatos além do tradicional, mantendo a personalidade da marca ao mesmo tempo em que propomos algo inédito para o segmento”, explica Livia Pedreira, Diretora Superintendente.

A edição São Paulo das Janelas CASACOR já tem data marcada para acontecer: de 4 de outubro a 15 de novembro. O calendário do projeto em outras cidades brasileiras ainda não foi divulgado

O vídeo de lançamento do projeto, conta com  criação e produção Augusto Custódio e roteiro Casa Darwin