Uma festa que através dos anos tem se consolidado como uma das maiores do País, o São João de Caruaru, chegou a 2023 ganhando 65 dias de festejos. Com expectativa de quatro milhões de pessoas, o evento também passa a receber um reforço importante: o da sustentabilidade. Para dar apoio a gestão de resíduos sólidos no período junino, a Solar Coca-Cola, segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola do país, fará a compra dos resíduos PET e vidro gerados no local durante o mês de junho.

A ação tem apoio do Recicla Solar, projeto da fabricante de fomento à cadeia circular, e ainda irá impactar positivamente cerca de 100 agentes da cadeia da reciclagem. A expectativa é coletar 50 toneladas de resíduos. A coleta está sendo realizada durante a festividade, que conta com uma central de triagem em funcionamento ao decorrer do evento. Dessa forma, os materiais já seguem direto para a separação que está sendo tocada pela Associação de Catadores de Resíduos de Caruaru (ACRSC) e pelo Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco (IMOA). A iniciativa dá protagonismo para cerca de 80 catadores e mais 40 colaboradores da agregadora EcoMax, parceira do Recicla Solar no Nordeste.

“Dentro dos pilares de ESG, com foco no ‘ambiental’, a Solar Coca-Cola quer ser referência em gestão de resíduos e para isso, além de patrocinar grandes eventos, também entramos com apoio à sustentabilidade destes festejos, nos responsabilizando pela destinação correta dos resíduos. Este ano, já foram mais de 12 toneladas recolhidas em eventos de grande público. Desta maneira, a gente consegue fomentar tanto as festas regionais, quanto a economia circular, dando suporte a coleta em grande escala. Sabendo que Caruaru é um dos maiores polos do Nordeste quando o assunto é São João, não poderíamos perder essa oportunidade de estimular a renda para os agentes da reciclagem, e ainda por cima, sensibilizar o público que estará presente no evento da importância do descarte correto de embalagens, resíduos e demais materiais. Para a Solar, contribuir com a logística reversa é um grande propósito, mas principalmente, poder transformar a realidade das comunidades em que estamos inseridos é um dos princípios que nos move enquanto companhia”, destaca Flávio Scalco, diretor Regional da Solar Coca-Cola.

Com essa ação, o São João de Caruaru entra para o time de eventos de grande porte com sustentabilidade apoiada pelo Recicla Solar. Além deste festejo junino, a engarrafadora deverá comprar também resíduos PET e vidro dos 40 dias de festa do maior São João do Ceará, o de Maracanaú. A ideia é, além de impulsionar a reciclagem, trazer educação ambiental para os frequentadores.

Para João Batista, presidente da ACRSC, a ação é sinônimo de visibilidade. “Nós, catadores, temos grande importância para a reciclagem e para o meio ambiente como um todo. Para nós, é importante estarmos realizando nosso trabalho de maneira segura, justa, e com visibilidade, pois isso é uma oportunidade de mostrar a todos como nosso serviço é fundamental para a sociedade e para natureza. Além disso, é essencial nossa participação para gerar conscientização ambiental e para que a reciclagem seja um assunto cada vez mais recorrente, de modo a diminuir, gradativamente, os impactos do descarte de resíduos na natureza. Afinal de contas, reciclar é preciso, o meio ambiente agradece”, afirma o presidente da Associação.

“Além de um São João totalmente reformulado, com mais amplitude, estrutura adequada para receber o maior número de pessoas, também somos um São João Sustentável, com ações que impactam e mudam a vida de muitos. Fazer São João não é apenas produzir um grande evento, do tamanho do porte de Caruaru, mas sim, fazer com que esta grandiosa festa traga impacto positivo na vida de quem vem, e, principalmente, na vida de quem fica”, pontuou o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rafael Martiniano