Com a presença do Ministro de Turismo do Uruguai, Tabaré Viera,  de Roque Baudean, diretor Nacional de Turismo do Uruguai, de Marina Cantera Presidente da Câmara Uruguaia de Turismo, e do ex-jogador da Celeste e do São Paulo, Diego Lugano, o Uruguai realiza em São Paulo,  no próximo dia 18 de agosto, no restaurante de comida típica do país, El Tranvía , o evento “Uruguay Natural”,  com direito a rodada de negócios entre empresários do setor uruguaio e brasileiro, apresentações para profissionais do turismo e um coquetel para uma confraternização entre todos os presentes, onde serão apresentados produtos originais do vizinho como vinho, carne, doce de leite, queijo, além da diversidade de experiências turísticas.

Com foco nas regiões Sul e Sudeste, o intuito é aumentar o número de turistas provenientes dessas regiões – como uma das prioridades para a temporada de verão 2022/23, reforçar relações fronteiriças binacional e promover investimentos para o setor de turismo, por meio de benefícios fiscais e benefícios direcionados para turistas estrangeiros, tais como IVA zero em hotéis, descontos de IVA dentro da gastronomia, aluguel de automóveis, dentre outras modalidades.

Atualmente mais de 60% dos turistas que visitam o Uruguai são argentinos e apenas 20% brasileiros, esses números vão na contramão de períodos anteriores a pandemia, em que o Brasil foi o segundo emissor de turistas ao país. Por conta dos anos de pandemia, o número de visitantes brasileiros ao Uruguai apresentou uma queda de 37%.

Durante o primeiro semestre de 2022, o país recebeu mais de 900 mil visitantes, que gastaram mais de U$S 650 milhões. No primeiro semestre de 2022 chegaram ao vizinho aproximadamente 141 mil de nós, enquanto no mesmo período de 2019 foram mais de 220 mil.

Buscando melhorar esses números, a ordem agora é diversificar. Nesse momento, autoridades uruguaias do turismo se organizam para participar de uma ronda de ações em São Paulo, que busca estreitar os laços com empresários do turismo, profissionais do setor, jornalistas e influenciadores.

Presentes  mais de 15 empresas de turismo, incluindo hotéis, agências e destinos turísticos, estarão disponíveis para apresentar projetos e notícias aos agentes e operadores turísticos. A companhia aérea GOL também estará presente. Das 18h30 às 19h00 haverá apresentações de importantes departamentos uruguaios, como Maldonado, Montevidéu e Colônia, assim como os empreendimentos Enjoy Punta del Este, hotel The Grand e Sheraton Colônia.

Dentro da agenda da marca país estão eventos como Festuris, em Gramado no Rio Grande do Sul, ABAV Expo em Olinda, BTM em Fortaleza e o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (Paraná). Desde o início do ano o país vem marcando presença em eventos de turismo que ocorreram por aqui, bem como realizando capacitações sobre o destino para agências e operadoras de turismo em localizações estratégicas brasileiras, além da realização de convênio com grandes operadoras e o governo.

Atualmente, a atividade turística uruguaia representa em média 7,68% do Produto Interno Bruto do país, empregando cerca de 118.000 pessoas, de acordo com a Pesquisa Domiciliar Contínua realizada pelo Instituto Nacional de Estatística do Uruguai.