O arquiteto Ricardo Caminada e a designer de interiores Tota Penteado se uniram para realizar a Cabana RI.TO, projeto de tiny house em exibição na 36ª edição da CASACOR São Paulo 2023, evento que acontece de 30 de maio a 06 de agosto no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista 2073, em São Paulo.

Ricardo Caminada e Tota Penteado foto Tânia Müller

RI.TO traz o conceito da morada, idealizada para descansar, renovar as energias e as conexões afetivas, por meio da percepção corporal, da mente, da casa e do entorno.  Tendência comportamental e arquitetônica proposta pelo evento, o movimento das Tiny Houses sugere um estilo de vida mais simples, com espaços de metragem reduzida e aproveitamento de recursos.

Com 44 metros quadrados, a Cabana RI.TO foi projetada para maximizar o uso do espaço disponível, de forma multifuncional e tecnológica, em um layout inteligente e equilibrado. A abordagem estética é essencialista, na arquitetura, no design de interiores e nas artes decorativas. Os ambientes privilegiam a praticidade, o conforto, a tranquilidade e o bem-estar. Cuidadosamente, foram escolhidas matérias-primas naturais e orgânicas para serem integradas ao ambiente, a começar pelos materiais de construção ecológicos, o vidro 100% reciclável, as madeiras de reuso e as estruturas metálicas em alumínio e aço corten.

Para garantir a durabilidade e fácil manutenção, foram utilizados revestimentos econômicos em granilite. Além disso, foram adicionados trabalhos artesanais em pura lã e fibras de bananeira, criados por Tiago Braga para a Oiamo Design, feitos a mão com técnicas ancestrais por cooperativas de mulheres artesãs no extremo sul do Brasil.

Contemporânea, a cabana contempla equipamentos tecnológicos e metais nobres, ao mesmo tempo em que celebra o design autoral e a qualidade artesanal em todo o processo produtivo, desde sua concepção até o refinado acabamento. Com farta iluminação natural, ou difusa, e ventilação controlada, a cabana oferece ambientes intimistas, com um living-dormitório, uma cozinha gourmet na varanda e um banheiro. Em tons minerais, terrosos e naturais, as fibras e as texturas são usadas em profusão, do tapete produzido com garrafa pet reciclada, às peles certificadas, os tecidos em puro linho, bem como as cerâmicas e os objetos com as marcas do tempo, em um elegante e atemporal mix de estilos urbano e campestre.
Destaque para o lançamento do receptivo e versátil Sofá Boto, que pode ser usado como cama, com formas arredondadas e uma estrutura corpórea robusta, em referência à natureza dócil do mamífero. A poltrona meditativa projetada por Aristeu Pires é um elemento essencial do conjunto de móveis complementares. Ela contribui para criar uma atmosfera serena e sensorial, acentuada pelos acentuada pelos aromas dos óleos essenciais desenvolvidos para o projeto