O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão(MAFF), juntamente com o Consulado Geral do Japão de São Paulo, com a Organização de Comércio  Externo do Japão (JETRO) ,  e Associação Brasileira  de gastronomia Japonesa (ABGJ), fizeram o Seminário de promoção dos  Frutos do Mar Japoneses, no Hotel Tivoli Mofarrej São Paulo.Segundo  Daisuke Asano, diretor do Grupo de Regiões Emergentes da Secretaria de Exportação e Assunios Internacionais , do  MAFF. Esta  foi a primeira vez que fizeram um eventos com este porte no Brasil” Celoebramos o início da importação de vieiras diretamente do japão.nossa expectativa é gerar negócios e torcer por mais eventos e ações como essas “ disse

Cônsul do Japão de São Paulo Tooru Shimizu, foto Tânia Müller

Presentes os chefs Telma Shiraishi, ,embaixadora da Boa Vontade para Difusão da Gastronomia Japonesa, e proprietária do restaurante japonês Aizomê, do chef Rodrigo Oliveira proprietário do restaurante Mocotó e  do Sake Samurai ,Tatsuya lida Alexandre , proprietário da Adega de Sake e também ,embaixador  da Boa Vontade para Difusão da Gastronomia Japonesa, o cônsul japonês de São Paulo Tooru Shimizu,.  Na ocasião , para degustação feita com saquês, foram apresentadas  algumas das vieiras japonesas e do Hamachi (yellowtail) de alta qualidade, dois dos muitos tipos de peixes e mariscos que estão disponíveis no Japão e que combinam muito bem com a culinária japonesa e muitas outras do mundo.

foto Tânia Müller

 

O valor das exportações de produtos e alimentos agrícolas, florestais e pesqueiros japoneses foi de aproximadamente 1,4 trilhão de ienes (em torno de USD 9.8 billion)* em 2022, e o Japão pretende aumentar esse valor para 2 trilhões de ienes (em torno de USD 14 billion) * em 2025 e 5 trilhões de ienes (em torno de USD 35 billion) * em 2030 . Os pescados são um dos principais itens de exportação do Japão, e decidimos realizar este evento para promover estes produtos japoneses aos brasileiros com o objetivo de desenvolver novos destinos de exportação.

chefs foto Tânia Müller

Mostramos a versatilidade dos pescados japoneses para profissionais de restaurantes e de outras áreas em São Paulo, a maior cidade do Brasil, apresentando pratos usando vieiras japonesas e rabo.  Após o seminário, foram realizadas reuniões de negócios entre importadores e participantes do seminário para aumentar a procura dos produtos. Além disso, a Nishiyama Seimen Co., Ltd., de Hokkaido, visitou São Paulo e ofereceu ramen de vieiras, desenvolvido em conjunto com a chef Telma Shiraishi, mostrando novas formas de saborear vieiras. *Número de referência

 

Vieiras japonesas foto Tânia Müller

Os ingredientes são um dos componentes da “comida japonesa”, a cultura culinária do Japão. O Japão é cercado por oceanos que fornecem ricas áreas de pesca, onde as correntes Kuroshio e Oyashio geralmente se encontram. Como resultado, existem muitas espécies e uma rica cultura culinária regional foi cultivada. O fato de o Japão possuir 28 espécies de peixes em comparação com a Noruega, outro grande país pesqueiro, onde 90% da captura total é composta por oito espécies, mostra quantas espécies de peixes existem no Japão, cujo país  é também o sexto maior consumidor de peixe do mundo, consumindo cerca de 57 kg de peixe por pessoa por ano, mais do dobro da quantidade consumida nos Estados Unidos. Isso mostra claramente que a riqueza do mar é um ingrediente importante na culinária japonesa.

As vieiras são atualmente os frutos do mar mais populares produzidos no Japão e, em 2022, as suas exportações  totalizaram aproximadamente 91 bilhões de ienes (de acordo com dados de importação e exportação de produtos agrícolas, florestas e pescados do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca) (em torno de USD 0.6 billion)*, e um recorde e aumento de 42.4% em relação ao ano anterior.

Uma das razões para a disseminação das vieiras japonesas pelo mundo é a excelente tecnologia de processamento. São adequadas para congelar, embora, geralmente seja considerado difícil de congelar mariscos, e a tecnologia de congelamento instantâneo permitiu que as vieiras mantivessem quase o sabor das vieiras frescas.  Têm pouco cheiro de peixe e outras peculiaridades e são utilizadas em diversos pratos de acordo com as culturas de culinária de países ao redor do mundo. Podem ser apreciados em comidas japonesas, como sashimi, sushi, grelhados com casca e também podem ser preparados como salteados na manteiga, meunière, gratinados ou fritos.(*Número de referência). Não são apenas apreciadas à mesa de jantar, mas também há esforços para promover o uso sustentável de todas as suas  partes . Por exemplo, até o momento, cerca de 200 mil toneladas de conchas de vieiras eram descartadas anualmente. Hoje, suas  cascas são reaproveitadas como asfalto, materiais de construção, desodorantes antibacterianos, fertilizantes e outros produtos úteis no nosso dia a dia.

Ao levarmos as vieiras como exemplo, a Federação de Associações Cooperativas de Pesca de Hokkaido mantém a certificação MSC (Marine Stewardship Council) *Há dez anos, desde 2013, cumprindo o padrão para pescarias adequadamente gerenciadas, com uma auditoria de renovação concluída em novembro de 2023.

Hamachi (Buri) é, há muito tempo, um peixe popular nas mesas japonesas. É um peixe migratório de clima temperado pertencente à família do carapau, que atinge mais de 1 metro de comprimento e pesa cerca de 8 kg. Vive desde a costa do arquipélago japonês até o Mar da China Oriental e pode ser considerado endêmico nas águas ao redor do Japão.  Seu sabor gorduroso é excepcional e pode ser apreciado com temperos simples. Sashimi, sushi e carpaccio também são deliciosos, mas o umami da gordura é potencializado pelo cozimento. Pode ser apreciado em uma ampla variedade de métodos de cozimento, como grelhado com sal, teriyaki, marinado em missô e shabu-shabu.

Tatsuya lida Alexandre mostrando Hamachi (Buri) foto Tânia Müller

 

Hokkaido é o maior produtor de vieiras do Japão, respondendo por aproximadamente 80% da produção de vieiras na região. Além disso,  são o produto marinho mais exportado do Japão e consumidas em todo o mundo . Na produção das vieiras, um dos produtos marinhos mais importantes do mundo, a Federação de Associações de Cooperativas de Pesca de Hokkaido e seus produtores em Hokkaido, estiveram entre os primeiros a obter a certificação MSC e contribuíram significativamente para impulsionar uma indústria de pesca sustentável.