As vendas de calçados e itens relacionados tiveram um aumento de 22,3% nos primeiros dez dias de dezembro de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o valor transacionado em cima dessas vendas registrou um aumento de 28,3%, seguindo a mesma base comparativa. Os dados são da Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo.

 

Segundo Rosimar Kichel, diretora do segmento de Calçados na Linx, a procura por esse tipo de item costuma aumentar nessa época do ano por diferentes motivos. “Essa é uma época de festas e confraternizações como amigo secreto, eventos em que geralmente queremos presentear amigos e familiares. Outro fator é a mudança de estação: com a chegada do verão, muitas pessoas buscam por calçados mais leves e confortáveis, o que aumenta o fluxo de compras nas lojas”.

 

Os dados de dezembro estão se mostrando surpreendentes até na comparação com a Black Friday, com aumento de 28,4% na quantidade de vendas neste mês, em relação aos últimos dez dias de novembro. O valor transacionado é ainda maior, com crescimento de 32% observando o mesmo recorte. “Após a Black Friday, muitas marcas realizam a troca de coleção, fazendo com que lojistas realizem a famosa ‘queima de estoque’, o que ajuda muito no crescimento desses números. Outros lojistas também optaram por estender suas promoções para este mês, o que pode ter impactado positivamente nas vendas”, complementa a executiva.