A Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos.  apresenta  na Fispal Sorvetes 2018, nova tecnologia para linhas de extrusão de sorvetes. Em formato de roda, o equipamento permite extrusar sorvetes com inclusões de até 25 mm, sendo a solução ideal para receitas que requerem inclusões, como nozes inteiras, porções de fruta ou massa de biscoito. Paralelamente, a solução aumenta a produtividade da indústria, permitindo uma produção de até duzentos sorvetes por minuto – ou 12 mil por hora, para cada pista de extrusão.

 

Fruto de um extenso trabalho de pesquisa junto à indústria, a Tetra Pak Roda de Extrusão alia o máximo de eficiência com redução de custos por produção. A solução elimina o nitrogênio do processo de extrusão dos sorvetes, sendo uma opção que equaciona ganhos em produtividade com custos competitivos e similares aos processos tradicionais. Adicionalmente, o movimento sincronizado de rotação vertical torna a operação do equipamento mais precisa, o que permite aumentar o rendimento da linha de produção para até 98%.

 

“Essa nova tecnologia reverte o método tradicional de produção: em vez de inserir o palito no sorvete ao final da produção, ele é primeiramente posicionado e na sequência a forma é preenchida com a massa, o que garante o correto alinhamento do palito e a integridade das inclusões. Mesmo com grandes inclusões, o sorvete é posicionado na bandeja com alta acuracidade”, explica Igor Santos, Gerente de Vendas da Tetra Pak Brasil. “Este é um passo importante para a indústria, pois garante formatos uniformes e superfícies lisas, ao mesmo tempo em que reduz os desperdícios notados em processos tradicionais”, complementa.

 

“A Tetra Pak Roda de Extrusão nos permite responder de forma mais rápida às tendências de consumo. A flexibilidade para ajustar a capacidade de produção e adaptar receitas de modo a satisfazer novos gostos e preferências garante um importante diferencial competitivo”, revela Paal Otto Henning-Olsen, CEO da fabricante norueguesa de sorvetes Henning Olsen.

 

O mercado global de sorvetes deverá crescer, anualmente, 3,8% em valor e 2,2% em volume entre 2017 e 2022. O crescimento será impulsionado, principalmente, pelo desenvolvimento de produtos premium e pelo lançamento de novos sabores. No Brasil, o setor registrou consumo de 1,1 bilhão de litros em 2017, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). A indústria é uma das que mais apresentam inovações no mundo, tendo quase um quarto do seu portfólio renovado a cada ano.