A Stellantis deu mais um passo significativo em direção à excelência na segurança veicular com a inauguração do Laboratório de Certificação de Dummies. Localizado no Safety Center, o mais moderno espaço dedicado à segurança veicular no Hemisfério Sul, dentro do  seu Polo Automotivo de Betim, o projeto foi totalmente desenvolvido no Brasil pelo time global em parceria com uma empresa de tecnologia brasileira, especialista em aquisição de dados e equipamentos de testes.

O novo espaço tem o importante papel de realizar testes em cada parte do dummy, ou boneco antropomórficos (ATD), para garantir a precisão e consistência dos resultados em testes de colisão e outras simulações de impacto em conformidade com padrões globais de testes de segurança veicular, o que garante idoneidade e confiabilidade ao processo.

“O dummy, é um simulador de estruturas do corpo humano e desempenha um papel essencial em nossos testes de colisão. Com uma média de 50 sensores estrategicamente posicionados em cada dummy, conseguimos replicar de forma precisa as respostas do corpo humano em diferentes situações de acidente. Além disso, os diferentes tipos de dummies, com base em estatísticas globais e características biométricas, permitem simular uma variedade de biotipos e idades, garantindo que os veículos sejam testados para a segurança de todos”, explica Márcio Tonani, Vice-presidente Sênior dos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis para a América do Sul.

O laboratório de Dummies (ATD) foi desenvolvido para fornecer as certificações para os Dummies para aplicação nos testes de colisão do mais alto nível na região. A empresa segue os mais modernos protocolos atendendo todos os requisitos globais, realizando testes de impacto e movimentações, colocando a prova cada sensor de forma específica e individual, devendo os mesmos atenderem o chamado “corredor de performance” para cada componente. Cada Dummy é submetido a uma nova certificação em um intervalo máximo de cinco Crash Test.

“Antes do laboratório, o processo de certificação dos dummies estava atrelado ao envio dos ‘manequins’ para laboratórios nos Estados Unidos ou na Europa (França e Itália). O novo Laboratório de Certificação de Dummies,  fortalece  a sua presença na América do Sul e sua capacidade de atender às exigências regulatórias globais sem depender de recursos externos, podendo certificar e testar quantas vezes forem necessárias, garantindo agilidade e autonomia”, ressalta Tonani.