Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um acontecimento religioso e cultural que será realizado entre os dias de 2 e 6 de agosto, tendo como tema o versículo do Evangelho de Lucas sobre a visita de Maria à sua prima Isabel: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39).

Inicialmente previsto para 2022 e adiado em função da pandemia de Covid, o evento reunirá milhares de jovens de todos os continentes. Será a segunda visita do atual Papa em Portugal, já que em maio de 2017 ele presidiu as cerimônias no Santuário de Fátima, no âmbito do centenário das aparições da Bem-Aventurada Virgem Maria, na Cova da Iria.

A programação oficial desta edição da JMJ inicia-se com recepções e encontros entre Sua Santidade e autoridades políticas, diplomáticas e religiosas em locais, como o Palácio Nacional de Belém, o Centro Cultural de Belém, a Nunciatura Apostólica e o Mosteiro dos Jerónimos. No dia seguinte, estão previstas reuniões com jovens na Universidade Católica Portuguesa e na Scholas Occurrentes, em Cascais e, na sequência, será a vez da Cerimônia de Acolhimento dos peregrinos, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII).

Já no dia 4, o Papa participará da confissão de jovens na Cidade da Alegria (Jardim Vasco da Gama) e, ao final da tarde, retornará à Colina do Encontro para a Via-Sacra com os jovens.

O penúltimo dia será marcado pela visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima e à Cova da Iria — que, pela primeira vez, receberá a visita de um Papa fora de uma peregrinação internacional.

No domingo (6), o Papa Francisco se deslocará ao Parque Tejo para a celebração da Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude, de onde seguirá ao Encontro com os Voluntários da JMJ, no Passeio Marítimo de Algés, antes de regressar ao Vaticano.

“Este é um dos maiores eventos a nivel mundial que reúne milhares de pessoas em Lisboa, reforçando não só a nossa capacidade de bem receber, mas que dá a conhecer uma capital ainda para muitos desconhecida, assegurando uma experiência inesquecível para quem nos visita”, destaca Paula Oliveira, Diretora Executiva da Associação Turismo de Lisboa (ATL).

 A cidade  espera acolher mais de um milhão de pessoas durante as Jornadas Mundiais da Juventude.