Engana-se quem acha que a Serra Gaúcha é só destino no inverno, para curtir o friozinho das montanhas, ou dezembro, para conhecer o Natal Luz, um dos mais famosos do Brasil. Aos poucos, o turista está descobrindo as delícias e vantagens de ir para Gramado no verão e aproveitar a região que conta com muitas atividades, principalmente ao ar livre.

As vantagens de ir neste período são muitas, a começar pelas tarifas que são melhores do que qualquer outra época do ano: o Hotel Alpestre, que fica na Rua Leopoldo Rosenfeld 67, por exemplo, que é uma referência de hospedagem para famílias em Gramado, tem uma redução de tarifas em até 30% no verão.. 

O  famoso Natal Luz fica na cidade até final de janeiro, e é uma boa opção para conferir as inúmeras atrações sem aglomerar, sem pegar fila e sem entrar nas lojas e restaurantes de Neste ano, de 10 de fevereiro a 06 de março, acontece a primeira edição da “Vindima em Gramado”, junto com o lançamento da “Rota do Vinho de Gramado”, cuja  ideia é mostrar as pequenas vinícolas e cantinas da região – como Vinícola Ravanello, Casa Seganfredo, Vinícola Stopassola, Casarão Zio Pietro, Masotti Sucos e Vinhos, Família Lazaretti, Benvic Sucos e Vinhos – onde os amantes de vinho vão poder fazer uma imersão na cultura e nas tradições dos produtores locais. 

Além da visita in loco, a Praça das Etnias terá a “Vila do Vinho”, com degustação e gastronomia local. Vale lembrar que o sul vem se destacando na produção de vinhos e colocando o Brasil entre os grandes produtores mundiais.

Neste período acontece também a 8ª edição do “Gramado In Concert”, um festival de música erudita, que de 12 a 19 de fevereiro, vai levar várias apresentações em vários pontos da cidade.E tem mais: parques de diversão, cachoeiras, trilhas, passeios no lago, piquenique, andar de bike etc são ótimos programas para se fazer nesta época do ano. E tudo isso coroado pela paisagem deslumbrante das hortênsias, que nesta época do ano estão em seu ápice

  E tem o Spa Kur,  com  tratamentos completos  para  relaxar, emagrecer, desestressar etc, feitos com terapias naturais com água, ervas medicinais, fitoterapia, fisioterapia, nutrologia, e muito mais. Vale a pena conferir!