Nevada é repleta de maravilhas sagradas para a cultura indígena norte-americana. O Nevada’s Indian Territory (Território Indígena de Nevada), uma organização voluntária que promove o turismo tribal do Estado, acaba de lançar dois itinerários oficiais destacando muitos locais culturalmente importantes.

“Estamos satisfeitos e animados com estes roteiros tribais”, destaca Sherry Rupert, presidente do território indígena de Nevada. Segundo Rupert, trata-se de uma oportunidade para o público em geral explorar a história e a cultura dos índios norte-americanos de Nevada. “Nós encorajamos todo mundo a aproveitar esses passeios, que incluem informações culturais, tempos de deslocamento entre um lugar e outro e alojamento sugerido.”

Os itinerários estão disponíveis tanto no Norte quanto no Sul do Estado.

Confira, abaixo, os destaques do roteiro de três noites de aventura na parte norte do território indígena de Nevada:

• Stewart Indian School: No extremo sul de Carson City, os visitantes podem seguir os passos dos ex-alunos neste colégio indígena histórico ao longo da “trilha falada” e aprender a história da escola através de um tour guiado.

• Pyramid Lake: Localizado a 35 milhas ao norte de Reno, descubra a história e cultura únicas do Pyramid Lake Paiute Tribe (Kuyuidokado) no Pyramid Lake Museum & Visitors Center ou acampe e pesque no lago (autorização indígena necessária).

• Sítio arqueológico Grimes Point: Ao Leste de Fallon, este local oferece um caminho interpretativo a partir do qual os visitantes podem ver pinturas rupestres. Grimes Point fica próximo à caverna escondida, um sítio arqueológico aberto em alguns fins de semana para visitas guiadas.

Destaques de três noites de aventura na parte sul do território indígena:

• Museu do Estado de Nevada, Las Vegas: Localizado dentro do campus Springs Preserve, o museu exibe exposições interativas sobre os importantes líderes indígenas norte-americanos de Nevada, Sarah Winnemucca, Wovoka e Dat So La Lee.

• Las Vegas Paiute Golf Resort: De propriedade e operado pela Las Vegas Paiute Tribe (Tudinu), o resort dispõe de três campos de golfe internacionais de 18 buracos, uma loja especializada e um restaurante premiado.

• Grapevine Canyon: Cerca de 90 milhas ao sul de Las Vegas, perto de Laughlin, o Grapevine Canyon oferece uma curta caminhada por meio das rochas e dos desfiladeiros que ostentam pinturas rupestres e outras características de povos pré-históricos da região.