Para comemorar Cajun Country Mardi Gras, que  acontece centro da Louisiana, no Cajun Country,  o the best Allan Colen, Travel & Tourism Executive  da  River Global, representante da Travel South USA,  em nome do Escritório de Turismo da Louisiana , recebe convidados VIPs, para uma noite imperdível, no Jazz B, em São Paulo.

Liz Bittner,President & Chief Executive Officer do Travel South USA e Allan Colen foto Tânia Muller

O Cajun Country Mardi Gras,  é o tradicional courir ou “corrida” liderado pelo capitão do Mardi Gras. Participantes fantasiados e mascarados a cavalo, a pé ou em carroças percorrem o bairro realizando outro ritual milenar: a mendicância. Sim, implorando!

Comunidades em todas as pradarias centrais da Louisiana têm sua própria opinião sobre o Courir de Mardi Gras. Em geral, porém, os foliões vão de casa em casa cantando e dançando para os proprietários, a fim de conseguir ingredientes diferentes para fazer um gumbo comunitário a ser servido mais tarde naquela noite. O último ingrediente, e destaque de toda a comemoração, é a galinha, cuja atenção está voltada nele

Super  emocionante ver foliões fantasiados perseguindo com toda a intenção, o destaque do gumbo comunitário. Além da corrida, você verá fantasias coloridas, ouvirá músicas tradicionais do Mardi Gras e saboreará a autêntica culinária Cajun. Sendo que o  Courir de Mardi Gras de cada cidade é único e especial.

Em cidades e comunidades rurais como Mamou, Iota, Elton, Church Point, Faquetaigue e Soileau, você encontrará comida e eventos mais Cajun do que os nomes das cidades.

Em Church Point, há uma corrida infantil realizada alguns dias antes do tradicional desfile da Terça-Feira Gorda. Em Tee-Mamou, o capitaine levanta uma bandeira para avisar os corredores do Mardi Gras que devem desmontar e se aproximar da casa, entoando uma tradicional “canção de mendicância” chamada Le chanson de Mardi Gras. Esta comunidade acolhe uma das celebrações mais notáveis, que no passado atraiu muitos visitantes para eventos que apresentavam dança e uma corrida feminina separada no sábado anterior à terça-feira gorda.

Em Eunice, a época do Mardi Gras é uma semana repleta de acontecimentos. A diversão para toda a família começa com música, artesanato e uma boucherie (açougue de porcos) à moda antiga, onde você pode comer praticamente todos os pratos cajun que seu coração deseja, desde boudin e torresmos até ensopado de espinha dorsal. No dia de Mardi Gras, junte-se à diversão no centro da cidade enquanto o Courir de Mardi Gras coleta a lista de ingredientes para o gumbo. Mais tarde naquele dia, relaxe com uma pequena festa de dança Cajun (chamada fais  do-do) no Lakeview Park and Beach

A família pode começar a diversão com a corrida infantil e desfile no centro da cidade, depois seguir para o Courir de Mardi Gras, com cavaleiros fantasiados coloridos, carroças, charretes e música ao vivo. Persiga as galinhas, pegue um porco untado enquanto saboreia o tradicional gumbo, boudin e muito mais. Bebidas estão presentes em toda celebração do Mardi Gras, e é por isso que sugerimos visitar a Bayou Teche Brewing em Arnaudville. Suas cervejas artesanais e pizzas preparadas na casa se complementam perfeitamente. Relaxe no pátio externo ideal para toda a família e desfrute de entretenimento ao vivo, curiosidades e outros eventos divertidos.

E por falar em comida, visite o Supermercado Bourque em Port Barre e experimente o toque de padaria na delícia do Mardi Gras que todos conhecemos e amamos – o King Cake! O Bourque’s oferece king cakes em uma variedade de sabores, mas o Boudin King Cake é o epítome do Cajun. O evento é obrigatório para quem procura a autêntica Louisiana. Programe-se agora para comparecer às festividades deste ano e participar do Courir de Mardi Gras.

 

O Mardi Gras reflete para o mundo o que os moradores da Louisiana já sabem: vale a pena curtir boa música com a  essência de alguns gêneros – um pouco de jazz, um pouco de blues, um pouco de mambo. Moldada pelas suas raízes francesas, caribenhas, africanas e espanholas. Talvez a melhor maneira de curtir o feriado seja observar uma segunda linha de índios do Mardi Gras, cujos espetáculos divertidos perpetuaram o gênero.

As apresentações são jazzísticas, energéticas e centradas nos metais, uma chamada e resposta animada entre o intérprete e o observador. Na verdade, o estilo é tão distinto que muitas das celebrações do estado imitam esse som específico de Nova Orleans. Ao ouvi-lo, você reconhecerá o espírito intrínseco do Mardi Gras, que é algo único e envolvente. Como disse uma vez o artista de Nova Orleans, Dr. John, ‘“A música de Nova Orleans não foi inventada, apenas cresceu naturalmente, com alegria e apenas por diversão”.

 

As festividades deste ano culminam na terça-feira, 13 de fevereiro, em erupções vibrantes e barulhentas de alegria – um precursor oportuno do Ano da Música da Louisiana. Se você não pode comemorar o feriado aqui, aproveite nossa coleção de composições dignas para desfilar em casa.

https://open.spotify.com/playlist/0QlXQSmnMsyeBRYJXdXVb4

https://www.explorelouisiana.com/mardi-gras-music-playlist