Sob iniciativa da Interfel – Interprofissional de Frutas e Legumes Frescos, organismo nacional francês, e da União Europeia, neste mês de novembro,  a campanha intitulada “A Europa nunca é verde demais. Maçãs da França, boas para a terra, boas para você”,   visa a impulsionar o consumo da fruta e aumentar a notoriedade e atratividade das maçãs francesas junto ao consumidor e ao mercado, destacando o savoir-faire francês e a versatilidade dessa fruta, sua qualidade e seu sabor requintado, através da educação sobre os tipos e qualidades das maçãs, bem como sobre as práticas de cultivo responsável deste país europeu.

A iniciativa engloba ações com trade e consumidor final, com degustações nos principais pontos de venda de São Paulo trazendo uma ótima oportunidade de incentivo ao consumo, já que as maçãs francesas acenam com forte potencial para o mercado local: são desde variedades já adaptadas ao paladar dos brasileiros, como outras que trazem novidades em termos de sabor e textura. Uma das ativações mais esperadas são as charmosas bicicletas estacionadas em pontos estratégicos da cidade, onde consumidores e passantes poderão provar e dar aquela mordida

O Brasil mantém uma boa relação comercial com a União Europeia e com a França no mercado de maçãs, com mais de 833 toneladas importadas em 2022. Graças a isso, o país oferece aos consumidores uma ampla e variada seleção deste delicioso produto. A colaboração bilateral entre esses países permitiu que, em 2022/23, as importações de maçãs francesas chegassem a €920 mil, de acordo com dados do Alfândega francesa.

A safra de maçãs francesas de 2023, com um total de 1,5 milhão de toneladas em produção, registra um aumento de 8% em comparação ao ano anterior e 10% em relação à média trienal. Esses índices de crescimento marcam para a França o retorno ao pleno potencial de produção após 3 anos afetados por incidentes climáticos. A isso se soma a destacada qualidade das frutas, pois durante este ano não foram registrados incidentes climáticos significativos que afetassem as colheitas. Portanto, os consumidores desfrutarão de maçãs doces, de tamanho ideal, textura crocante e sabor excepcional. Além disso, as maçãs são colhidas sob práticas responsáveis com o meio ambiente, garantindo um menor impacto na natureza.
As principais variedades francesas de maçãs que chegaram ao Brasil com esta campanha são a Gala, que mostra uma recuperação com 279.000 toneladas, a Granny Smith que se mantém estável com 139.000 toneladas, a Golden, que atingiu uma produção de 358.000 toneladas, a Rouge que mostra um crescimento com 36.000 toneladas na colheita, e a bio Juliet, entre outras. Todas elas mostram a diversidade e a qualidade da oferta.
Enquanto a colheita europeia foi anunciada em apenas 11,0 milhões de toneladas, a dinâmica francesa, apesar de todas as dificuldades de produção, demonstra a capacidade dos fruticultores franceses de manter sua posição para responder a todos os segmentos de mercado (processamento, exportação, frescor) e às expectativas gustativas dos consumidores.”Os fruticultores estão empenhados durante todo o ano para oferecer maçãs de qualidade produzidas em conformidade com as especificações dos Pomares EcoResponsáveis, um selo reconhecido pelos consumidores. A colheita de 2023 mostrou-se bela e promissora, e deve satisfazer as expectativas em termos de qualidade e quantidade”, comenta Daniel Sauvaitre, presidente da ANPP (Associação Nacional de Maçãs Peras francesas).