O fim do mês de fevereiro é marcado pela colheita de uvas na Vinícola Matetic, uma das produtoras de vinhos mais renomadas do Chile, localizada no Vale do Rosário. Embora não realize atividades diretamente relacionadas à tradicional vindima, a propriedade permite aos visitantes acompanharem diversas etapas do processo. Além de abrigar atrações gastronômicas e relacionadas à produção de vinhos, o Vale do Rosário funciona como um bom ponto de partida para conhecer lindos destinos chilenos. A região costeira de Algarrobo e a charmosa Viña del Mar são alguns exemplos.

Quem for ao complexo para realizar o tour biodinâmico (passeio pelos vinhedos, visita à bodega e degustação), por exemplo, poderá observar a retirada dos primeiros cachos de chardonnay. Usada para produzir o saboroso espumante da marca, a uva é um dos grandes destaques dos vinhedos da Matetic – que também produzem sauvignon blanc, gewürztraminer, syrah, pinot noir e riesling. As experiências variam conforme os horários e as programações de cada dia. No geral, é possível ver a colheita, a transferência e até a seleção das frutas que serão usadas para fabricar as bebidas.

Os turistas também podem almoçar no conceituado restaurante do complexo, que se chama Equilibrio e serve peixes, frutos do mar e carnes. Há também um menu kids especial para quem estiver viajando com os pequenos. A Matetic, por sinal, é uma das poucas vinícolas chilenas que aceitam crianças – elas podem até participar do tour biodinâmico, provando diversos tipos de suco. A dica para explorar tudo com calma é se hospedar no hotel-boutique da Matetic, o La Casona, um antigo casarão de fazenda que foi totalmente restaurado. Atualmente, o local oferece piscina e 10 acomodações batizadas com nomes de cepas de uvas usadas para produzir vinhos e que oferecem belas vistas para os vinhedos.

 

As áreas comuns do hotel também chamam atenção, já que recebem os visitantes com sofás aconchegantes e um charmoso bar. Outro destaque é a loja El Emporio, que fica a poucos passos de distância do La Casona. Ali é possível comprar vinhos, acessórios e artigos feitos por artesãos da região.