A Vinícola Miolo inovou, driblando o distanciamento gerado pelo COVID-19, criando uma nova experiência para mais de 20 apreciadores de vinho de diferentes profissões e regiões do Brasil, que participam do Winemaker Vinho Tinto VI.  

O quarto módulo, que teria acontecido fisicamente no último final de semana no Vale dos Vinhedos, foi totalmente online. A empatia da ação gerou uma interatividade entre os participantes, que mesmo longe fisicamente, puderam rever os amigos através da tela do computador. Mesmo com o corte do vinho virtual, todos puderam colocar os sentidos à prova.

Cada winemaker recebeu em sua casa três amostras de vinho: um Merlot do vinhedo Winemaker, um Merlot do Lote 43 e um Cabernet Sauvignon, também do Vale dos Vinhedos, todos em garrafas de 375 ml. Junto, receberam uma proveta de medição, utilizada no momento do corte. Enquanto cada um estava no aconchego do seu lar, na Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, estavam os enólogos Adriano Miolo, Gilberto Simonaggio e Miguel Almeida, conduzindo a experiência como se ela estivesse acontecendo no interior da cantina.  

O passo a passo foi repetido por todos em casa em tempo real. Ao final, o grupo elegeu o corte preferido, que será engarrafado em abril de 2021, quando acontecerá um encontro presencial com a realização da formatura. A jornada termina no mesmo ano, quando as 60 garrafas do vinho com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV)  e nobres chegarão às mãos de cada criador. 

Informações e inscrições para próximas turmas podem ser feitas pelo e-mail winemakers@miolo.com.br ou pelos telefones (54) 2102.1500 e 9 96866991, com Rodinaldo Goularte.