Em reconhecimento ao seu apoio à moda e design nacional, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) foi convidada para participar do evento Transformar Juntos, do Sebrae Nacional. No evento, que contou com a participação da Assintecal nos dias 2 e 3 de agosto, a entidade foi representada pelo seu coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design, Walter Rodrigues, que falou sobre como a iconografia local pode auxiliar no desenvolvimento econômico e social de pequenas localidades.

A iniciativa Transformar Juntos reuniu diversos atores responsáveis pela transformação das realidades locais, autoridades municipais e estaduais, agentes de desenvolvimento, gestores do Sebrae e lideranças regionais. O objetivo do encontro foi a troca de experiências sobre temas diversos, desde oportunidades para o desenvolvimento econômico e social até compras públicas e simplificação – desburocratização.

 

Walter Rodrigues falou sobre a Iconografia, um projeto realizado pela entidade junto ao Sebrae Nacional nos polos de Belém/PA, Juazeiro/BA, Nova Serrana/MG, São João Batista/SC, Pampa Gaúcho, Farroupilha/RS, Petrópolis/RJ e Sertão da Bahia. “Falamos sobre a importância do reconhecimento territorial, sobretudo sua cultura, para o fomento de ações de pertencimento e desenvolvimento econômico e social por meio do encantamento proporcionado pelo design na criação de novos produtos e possibilidades”, destaca o estilista, ressaltando que trabalhar cultura nas criações proporciona não somente ganhos para as empresas, mas para os pequenos municípios por meio do fortalecimento de marca e incremento do turismo.

 

No dia 3, o pesquisador coordenou uma oficina prática sobre Iconografia, fazendo uma jornada pelo reconhecimento territorial de cada participante. “Tínhamos, além de gestores do Sebrae, muitos prefeitos no evento. Na oficina, eles deram um verdadeiro mergulho na cultura e na história de suas localidades, criando moodboards com aspectos que podem – e devem – ser aproveitados para a criação de novos produtos, criando valor cultural e também econômico”, explica Rodrigues.