Os pilotos do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC)
correram em um circuito lendário no fim de semana passado. A etapa alemã, a
quarta desta temporada, foi realizada em uma pista que combinou o moderno
traçado de Nürburgring com o tradicional trecho Nordschleife (o “Inferno
Verde”), o que resultou em 25,378 km por volta. O desafio era enorme, e a
Citroën novamente não deu chances aos concorrentes. Conquistou uma trinca na
primeira corrida do domingo e uma dobradinha na segunda.

As três voltas da primeira prova foram iniciadas sem incidentes
para o argentino José María López, da Citroën, que foi o primeiro a
chegar à curva inicial. Apesar da terceira e da sexta posições no grid,
Sébastien Loeb e Yvan Muller, franceses da Citroën, também foram bem-sucedidos
na largada. López apertou o ritmo para poder abrir distância. Mesmo com algumas
gotas de água que caíam, o campeão de 2014 não se intimidou e foi o vencedor da
corrida – sua quarta vitória em 2015 –, ampliando sua vantagem na liderança do
campeonato. O chinês Ma Qing Hua, também da Citroën, concluiu a prova na mesma
posição em que largou, a quinta, sem ter conseguido ultrapassar Norbert
Michelisz.

Antes da segunda corrida, uma garoa caía em várias partes do
circuito, mas todos os pilotos optaram por pneus lisos. Quando as luzes se
apagaram, Yvan Muller novamente sobressaiu. O francês logo assumiu a segunda
posição, encontrando-se entre Tiago Monteiro e Gabriele Tarquini. Enquanto
isso, Tom Coronel e Mehdi Bennani estavam à frente de Ma Qing Hua, José María
López e Sébastien Loeb.

No fim da primeira de três voltas, Yvan Muller aproveitou-se do
vácuo de Monteiro para assumir a primeira posição. Coronel também não aguentou
a pressão e foi superado por Bennani, Ma, López e, finalmente, Loeb. Em uma
dura batalha, Ma e López conseguiram ultrapassagens sobre Bennani. O chinês,
porém, perdeu o controle do carro e bateu em uma barreira de proteção. López e
os outros pilotos conseguiram passar pelos detritos sem perder contato com o
trio dianteiro.

Yvan Muller colocou-se fora do alcance, e López ultrapassou
Gabriele Tarquini e Tiago Monteiro, tornando-se o segundo colocado. Loeb
completou a prova em quinto lugar.

Linda Jackson, CEO da Citroën,  esteve presente  e
comemorou com a equipe as vitórias: “Estou satisfeita com meu primeiro fim de
semana na pista com a Citroën Racing. Em
primeiro lugar, claro, tenho de ressaltar os excelentes resultados da equipe.
Uma trinca e uma dobradinha são recompensas pelo trabalho árduo de um time de
profissionais apaixonados. Também fiquei impressionada com o talento do grupo
de pilotos montado por Yves Matton, particularmente nesse circuito. Nürburgring
e Nordschleife são renomados no mundo do automobilismo, então a Citroën pode se
orgulhar do fato de os C-Elysées estarem no topo aqui”.

Após uma vitória e um segundo lugar, José María
López estava radiante. “Todos os pilotos querem vencer aqui, e eu queria
mais que qualquer um. É um sentimento incrível triunfar em uma pista assim. Na
primeira prova, Hugo Valente fez uma má largada, o que facilitou minha vida.
Pude abrir distância na primeira volta, já que Seb não estava em posição de
pegar meu vácuo na longa reta. Na segunda prova, acompanhei Ma, que acelerou
bastante. Não pude superá-lo e devo dizer que já pensava que chegaria ao fim
atrás dele. Quando ele bateu, pude me aproximar… Pensava que poderia
ultrapassar o Tarquini, mas também pude realizar uma manobra sobre o Monteiro,
que estava fora do vácuo de Yvan. Foi realmente um fim de semana fantástico;
parabéns à equipe, que estava em seu melhor novamente”, disse o argentino.

O francês Yvan Muller ressaltou a importância do fim de
semana para o WTCC, não só para a Citroën: “Acredito termos proporcionado um
bom show aos telespectadores! Cometi um pequeno erro no circuito do GP na
última volta. Então, a partir daí, tentei manter uma margem de segurança.
Escolhemos um acerto agressivo – com pouca pressão aerodinâmica para que
pudéssemos maximizar a velocidade final. Com isso, guiar o carro nas curvas
estava mais traiçoeiro que o normal… A etapa em Nürburgring foi muito
positiva para o FIA WTCC como um todo, pois gerou um interesse de mídia sem
precedentes”.

A próxima etapa, a russa, será disputada em Moscou entre os
dias 5 e 7 de junho.