A cerimônia de abertura da  40ª edição  da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, acontece para convidados, no próximo dia  19 de outubro (quarta-feira), às 20h, no Auditório do Parque Ibirapuera, com a presença de personalidades do meio cinematográfico, autoridades e patrocinadores.

 Entre as presenças confirmadas estão os diretores Hilton Lacerda, Jeferson De, Laís Bodanzky, Toniko Melo, Lô Politi, André Klotzel, Daniela Thomas, Chico Teixeira, Homero Olivetto e os produtores Beto Amaral e Daniel Dreifuss.

Também estão confirmadas as presenças dos diretores internacionais Andreas Arnstedt, Bauddhayan Mukherji, Emilia Ferreira, Florian Hoffman, Jens Wischnewski, Martín Mejía Rugeles, Saba Kazemi

 

Andreas Arnstedt – diretor do longa Perda de Memória.

Nasceu na Alemanha Oriental em 1969. É ator, escritor e diretor de cinema, teatro e televisão. Seu primeiro longa-metragem, Os Dispensáveis (2009), recebeu o Prêmio do Júri de Melhor Diretor e Melhor Ator na 33ª Mostra. Também dirigiu O Cuco e o Burro (2014, 38ª Mostra).

Bauddhayan Mukherji – diretora do longa O Violinista.

Nasceu na Índia em 1973. Dirigiu mais de 300 comerciais para a TV. Fundou, em 2007, a produtora Little Lamb Films, pela qual lançou seu primeiro filme, Teenkahon (2014). O Violinista é seu segundo longa-metragem.

Daniel Dreifuss – produtor do filme Nunca vas a estar solo.

Nasceu na Escócia e cresceu no Brasil. Mora em Los Angeles há dez anos. Começou sua carreira na Motion Picture Association of America e também trabalhou no departamento de estratégia mundial da Paramount Pictures. Foi um dos produtores de No (2012), de Pablo Larraín, filme de abertura da 36ª Mostra e o primeiro filme chileno a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Atualmente, desenvolve novos projetos em sua produtora, a Filmed Imagination. Foi membro do Júri da 37ª Mostra.

Edoardo Ballerini – ator do filme Entrelinhas, de Emilia Ferreira.

Emilia Ferreira – diretora de Entrelinhas.

Nasceu em Belo Horizonte. Estudou jornalismo e comunicação de massa no Brasil e nos Estados Unidos. Trabalhou como fotógrafa e diretora de arte para revistas e agências de comunicação, e também se envolveu na produção de júri para festivais de países como EUA e Colômbia. Entrelinhas é seu primeiro longa-metragem.

Florian Hoffman – diretor do filme Arlette. A coragem é um músculo.

Nasceu em Berlim, Alemanha, em 1987. Após o ensino médio, trabalhou em cooperação ao desenvolvimento na África Ocidental. Completou os estudos em antropologia social, sociologia e ciências políticas na Universidade de Basel. Desde 2011 estuda direção na Academia de Cinema e Televisão de Berlim. Arlette. A Coragem é um músculo é o seu primeiro longa-metragem.

Guillaume Benskiprodutor do filme Entrelinhas, de Emilia Ferreira.

Harry Hamlin – ator do filme Entrelinhas, de Emilia Ferreira.

Helen Beltrame Linnédiretora do instituto Bergmancenter.

Nasceu em Ribeirão Preto, Brazil. Formada em direiro, trabalhou como advogada em São Paulo e Rio de Janeiro. Após estudar cinema na Universidade de Sorbonne na França, trabalhou no Festival do Rio e na produção de longas como Tropa de Elite, Ônibus 174, de José Padilha. Vive na Suécia desde novembro de 2014, onde dirige o Bergmancenter, e organiza da Semana Bergman na Ilha de Fårö. 

Jens Wischnewskidiretor do longa O Que Restou da Minha Vida.

Nasceu em Hohenlohe, Alemanha, em 1981. Estudou na Academia de Cinema Baden-Württemberg e dirigiu os curtas Der Letzte Rest (2008), Livestream (2010) e Die Welt Danach (2012). O Que Restou da Minha Vida é seu primeiro longa-metragem.

Kevin Kilner – ator do filme Entrelinhas, de Emilia Ferreira.

Martín Mejía Rugelesdiretor do longa Nascimento.

Nasceu na Colômbia em 1976. Estudou cinema na Universidade Nacional da Colômbia, teoria do cinema na Universidade Concórdia, no Canadá, e fez mestrado em fotografia na Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Dirigiu curtas-metragens como Od-El Camino (2003) e A Story of Johan (2007). Nascimento é seu primeiro longa.

Saba Kazemi – diretora do longa-metragem Maat.

Nasceu em Teerã, Irã, em 1978. Estudou direção cinematográfica e dirigiu curtas como The Road, Khat Fasele e Zartosht Gharbi. Maat é seu primeiro longa-metragem. 

Suzy Davisprodutora do filme Entrelinhas, de Emilia Ferreira.