O 45 Park Lane, membro da Dorchester Collection, apresenta duas obras de arte encomendadas de Hormazd Narielwalla para celebrar a coroação de Sua Majestade o Rei Charles III. Batizada de ‘King and Crown’, a exposição  lançada em 28 de abril de 2023 , fica em cartaz até 22 de junho de 2023.

Nascido na Índia e formado como artista em Londres, Narielwalla criou duas peças distintas para a celebração que serão adicionadas à coleção de arte estabelecida do hotel. Essas obras de arte encomendadas consistem em ‘The Pattern King’ e ‘The Crown’, que exemplificam e retratam a realeza na era contemporânea, que serão combinadas em uma colagem e reproduzidas em 70 bandeiras de grande escala colocadas ao redor do exterior do hotel.

Sobre sua inspiração e processo criativo, Hormazd diz “As duas colagens feitas para o 45 Park Lane, acompanhadas de um conjunto de trabalhos para a exposição feitos em padrões de alfaiataria, lembram manuscritos e mapas medievais. Sua linguagem é codificada, mas eles transmitem um poderoso senso de materialidade e tempo. Cada obra faz referência à investidura, refratada por meio de uma grade modernista de linhas, pontos e planos, desconstruindo os objetos cerimoniais da insígnia – a coroa, o cetro, o orbe e as vestes – para reapresentar seus significados para nós.”

‘The Pattern King’ é um retrato abstrato de Sua Majestade O Rei, que mostra o fascínio de Narielwalla pelo poder transformador das roupas, usando modelos de alfaiataria e padrões de costura como base para colagens e desenhos desde 2008, quando ele começou a criar sua arte. A obra de arte será um retrato abstrato de Sua Majestade o Rei no dia de sua coroação com representações de um cetro, coroa e esfera como símbolos-chave da investidura real. ‘The Crown’ será dividido em papel roxo e dourado pintado à mão, que representa tanto a cor da realeza quanto a do hotel. Há um motivo de arminho que representa a aba da Coroa e liga de volta para ‘The Pattern King’.

Com curadoria de Lily Ackerman do Ackerman Studios, esta exposição e instalação faz parte de uma série de exposições do 45 Park Lane.