A união das pessoas, as proximidades das casas, os problemas e suas soluções, suas paletas com muitas tonalidades, a voz dos grupos minoritários, o poder da diversidade, o cuidado com o próximo, a alegria e a criatividade são retratados na nova coleção Gueto! do estilista Kallil Nepomuceno, que será apresentada no dia 1º de junho, do DFB,  no Centro de Eventos do Ceará ,em Fortaleza. Essa é a 20ª apresentação do estilista no evento.

Tudo isso, junto e misturado, compõe perfeitamente com as atitudes sustentáveis e de ESG (ambiental, social e governança, da tradução em português) do estilista, que há muitos anos utiliza-se da técnica de upcycling, reaproveitando tecidos, retalhos e matérias-primas do próprio ateliê, para confecção de novas peças.

 

“Utilizei todo o lixo residual do meu ateliê e transformei em fuxico, peças exclusivas para o mercado de luxo sustentável, criando, assim, um artesanato design para ressignificar as peças e o seu valor na sociedade. Outra ação nessa coleção foi de gerar novas oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social no Ceará. Elas estão extremamente felizes com essa nova conexão e possibilidades”, ressalta o estilista.

 

Para o DFB, Kallil convida a todos para um passeio dentro da essência dos grandes centros e uma visita especial às suas comunidades e suas favelas que emprestam sua solidariedade e suas oportunidades para ilustrar os 30 looks da nova coleção – femininos e masculinos.

 

Segundo o estilista, é preciso que cada um de nós encontre a sua forma de ajudar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e pobreza, que se agravou nos últimos anos no País. “A falta de emprego e de comida no prato das pessoas me preocupa demais e elaborei esse projeto para ajudar algumas pessoas. Além de mim, toda família do Instituto Aço Cearense acreditou nesse lindo trabalho, assim como a Gotex Têxtil”.  Para isso, o estilista convidou, com remuneração, duas comunidades sociais, a Crocheteiras da Artefio do Curral Grande e a Fuxicochic do Bom Jardim, que têm mãos talentosas de artesãs que fazem do crochê e fuxicos sua conexão com a sociedade, e na coleção tornam-se artigo de luxo.

 

 

A fluidez, característica do estilista, marca presença em vestidos plissados multicoloridos e monocor que dão o ar street fashion a coleção com roupas que podem ser usadas no dia a dia ou em diferentes eventos. A transparência continua em alta.

 

Além disso, macacões, calças alfaiataria e muitas peças oversized como jaquetões e bomber jackets com mangas enormes. Em contraponto minissaias e corsets. Capas com pegada orientais também estão presentes no Gueto! do Kallil. A cartela de cores traz rosáceos, lilás, nudes, terracota, azul Maldivas e suas nuances, além de degradês e do clássico preto. Além do amarelo ouro, da cor do urucum, do açafrão e os verdes dos mares.

 

A estamparia, desenvolvida de forma exclusiva com a Attualitá Têxtil, empresa que trabalha estampas digitais em um processo ecologicamente correto, sem poluentes e redução do uso da água, reproduz perfeitamente os fuxicos manuais em diferentes composições de cores. Nos acessórios bolsas, maxi bolsas, sandálias e botas que destacam os fuxicos!

 

Além do casting do evento, Kallil convidou outras pessoas para mostrar a inclusão e o apoio a diversidade das suas coleções para uma participação especial. Entre eles, o ator Silvero Pereira; a super top internacional, a cearense, Dani Gondim; o super model do Rio Grande do Sul, Vinícius Malta; a miss Madri Sênior, Mônica Kahla; e o mister Brasil, Hendson Baltazar. Todos embalados pelo rapper Kaimoke e o DJ Felipe MASC.