A B&B Hotels, uma das maiores redes hoteleiras da Europa, acaba de abrir as portas do seu primeiro hotel 100% sustentável na cidade de Guimarães, em Portugal, seguindo assim  a sua estratégia de crescimento na região. Atualmente são 11 hotéis no país, com um total de 57 na Península Ibérica.    Erguido com uso mesclado de madeira e concreto, é o primeiro hotel de construção híbrida da Península Ibérica. A  combinação de materiais permitiu reduzir a pegada de carbono na construção em mais de 60% e consumindo apenas um terço do concreto de uma obra tradicional. O chamado sistema CREE Building usa estruturas pré-fabricadas e padronizadas, que são rapidamente montadas no local, economizando tempo e otimizando recursos.

Segundo Lucía Méndez-Bonito CEO B&B Hotels Spain & Portugal “Para construir o B&B Hotel Guimarães, trabalhamos em estreita colaboração com os nossos parceiros para avaliar e minimizar o impacto no meio ambiente. Nosso objetivo era adotar uma abordagem econômica sustentável, priorizando materiais reutilizáveis”, explica

A nova unidade segue as iniciativas de sustentabilidade do  grupo, uma das operações hoteleiras como as mais baixas pegadas de carbono no mercado. São 2,11 CO2 emitidos por quarto a cada diária. Além disso, todos os hotéis da rede na Europa estarão livres de plástico de uso único até o final de 2023. No Brasil, a mesma política será adotada até o final do primeiro semestre do próximo ano. “A sustentabilidade está no centro das nossas iniciativas , acreditamos que é possível construir uma sociedade mais consciente do seu papel para as futuras gerações”, comenta Flávia Lorenzetti, CEO da rede no Brasil

Este primeiro semestre de 2023 ficará marcado pelo lançamento de novos mercados internacionais. A chegada ao mercado norte-americano é um movimento estratégico para o Grupo, que pretende abrir 400 estabelecimentos nos Estados Unidos nos próximos 10 anos Já  para o Reino Unido, a meta é de 100 hotéis até 2035.

Na França, país sede, a rede ultrapassará os 400 hotéis em breve. “Nossa ambição é nos tornar líderes em estadias sustentáveis e acessíveis. Para isso, implementamos ações concretas para melhorar a sustentabilidade de nossos negócios, ao mesmo tempo em que aumentamos a atratividade dos locais onde operamos”, afirma Fabrice Collet Presidente e CEO, B&B Hotels.