O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC USP, localizado em frente ao Parque Ibirapuera,  ganha hoje, dia 25 de julho, um novo atrativo. Além de passear pelo belo edifício projetado por Oscar Niemeyer nos anos 1950 e conhecer seu primoroso acervo de arte moderna e contemporânea – que inclui obras de Amedeo Modigliani, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Pablo Picasso, Tarsila do Amaral e Wassily Kandinsky – o visitante pode agora fazer uma deliciosa pausa no Vista Café Parque Ibirapuera e apreciar o cardápio assinado por Marcelo Corrêa Bastos, chef do premiado restaurante Jiquitaia, e um dos sócios no novo negócio.

 

O projeto arquitetônico e a decoração são de Felipe Protti, do estúdio Prototyp&. Com uma proposta sustentável, ele utilizou sobras de madeira para construir um espaço de atmosfera vintage. O mobiliário inspirado nos anos 1950 foi desenhado exclusivamente para o café, que funcionará como um showroom da linha de móveis. Um piano e uma estante com livros de arquitetura integram o ambiente

 

Inspirado na cozinha de mercado, o menu destaca receitas saudáveis preparadas com ingredientes frescos, muitos deles orgânicos, aproveitando as melhores frutas e legumes de cada estação. Há diversas sugestões vegetarianas e também opções sem glúten e/ou sem lactose.

 

Banana da Terra assada

 

No horário do almoço, de terça a domingo, o chef serve o Convescote (R$ 35 a R$ 55). São refeições completas e balanceadas – inspiradas no teishoku oriental –, com entrada, prato e sobremesa, servidos numa bandejinha de bambu. Entre as combinações possíveis, os clientes encontrarão a Beterraba cozida em hibisco com coalhada, o Nhoque de batata-doce roxa com gorgonzola, radicchio e nozes, a Tainha no vapor com legumes e molho de feijão-preto fermentado e a Mousse de chocolate branco com maracujá.

 

Para o café da manhã ou um lanchinho a qualquer hora do dia, sugestões como a Banana da terra assada na casca com mel de abelhas nativas e farofa de castanhas, a Pamonha com queijo meia cura e o Ovo mole com cuscuz de milho e manteiga de garrafa, que podem ser acompanhados por sucos naturais ou um espresso bem tirado pelos baristas da casa.

 

Entre os sanduiches, estão o Queijo quente de taleggio com caju ameixa do Seridó servido no brioche, o Bagel com berinjela assada, mussarela, tomate e pesto e o Misto quente de meia cura com copa lombo defumado artesanal, e para adoçar o paladar, há desde opções como o Açaí na tigela e o Iogurte orgânico com frutas da estação e granola até o Brioche com doce de leite.