De 4 a 9 de setembro, uma comitiva brasileira com representantes dos setores de importação e comunicação de diversos Estados estará no sul da Itália para conhecer de perto a excelência do tomate italiano. A ação integra o calendário de atividades do projeto Meu Tomatì – Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade, com apoio da União Europeia no âmbito do programa AGRIP-SIMPLE – que prevê medidas de informação e promoção relativas aos produtos agrícolas europeus  –  e da Organizzazione Interprofessionale Pomodoro da Industria Centro Sud. A campanha no Brasil, cujo lançamento aconteceu em 2 de agosto em São Paulo, é coordenada pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam).

O projeto visa divulgar os pontos fortes do tomate industrial europeu, em particular o italiano, como a elevada qualidade, origem controlada, técnicas de produção sustentáveis e elevados padrões de segurança alimentar, além de fortalecer os laços entre Itália e Brasil através da valorização e promoção do tomate em conserva do centro-sul do Belpaese.

Neste sentido, a presença da delegação brasileira no país tem como foco conhecer a sede da OI Pomodoro Centro Sud, um dos maiores players mundiais no setor tomateiro, bem como, de lugares representativos da região na produção e transformação do tomate em conserva.

Partindo de Nápoles, a comitiva visitará empresas e produtores de processamento do fruto nas regiões da Campania e Puglia, o que permitirá aos participantes a oportunidade única de descobrir os segredos da produção italiana de tomate. Também estão previstas reuniões com representantes institucionais e acadêmicos da Campania.

A programação traz como destaques uma visita a Medeaterranea Academia della Cucina e a participação em um laboratório artesanal de conservas, tradição milenar das famílias italianas. O grupo também terá uma jornada dedicada à cidade de Nápoles, terra tradicionalmente ligada à produção de pratos onde predominam o tomate –  como o ragù e a pizza margherita –  e sede do Slow Food “Antico Pomodoro di Napoli”.