A Argentina está comemorando  em Salta, na capital de província homônima no noroeste montanhoso, a Semana do Torrontés de Altitudes, uma iniciativa do Museo de la Vid y el Vino de Cafayate, concebido em 2014, e que forma parte do calendário argentino do vinho, para brindar homenagem ao vinho torrontés de várias regiões vitivinícolas. É um produto cultural e enoturístico, que colabora com o posicionamento e crescimento da Rota do Vinho de Salta, revaloriza o torrontés como cepa distintiva da província do Norte Argentino, fomenta alianças entre os atores públicos e privados e brinda uma oferta cultural-turística de grande importância.

As características geográficas e de seu solo, a altitude e localização dos vinhedos, a qualidade da água de irrigação, o clima árido, seco e temperado, com grande amplitude térmica, convertem Salta no destino ideal para o cultivo e produção de cepas tintas e brancas que concedem ao vinho da região um grande caráter, forte personalidade e alta qualidade com fragrâncias, cores e sabores únicos, sendo por isso reconhecido e premiado em nível mundial.

Na região dos Vales Calchaquíes, onde está a Rota do Vinho, que se destacam pelo vinhedos de 1.750m aos 3.000 metros de altitude. Uma das regiões turísticas mais pitorescas da província, vitivinícola por excelência, rodeada por cadeias montanhosas de grande beleza e cor, céus límpidos, com povoados históricos, artesanatos e com a possibilidade de desfrutar de experiências de turismo de aventura, enoturismo e de uma exótica gastronomia local.

Através desta rota e todas suas bodegas (vinícolas) é possível conhecer, apreciar e degustar todas as qualidades do vinho de altitude, sendo muito particular e característico da região, o torrontés, um vinho branco que se distingue por seu intenso aroma e sabor frutado.

Esta variedade alcançou uma expressão única no solo saltenho, convertendo-se na uva branca símbolo da Argentina. Nesta nova edição da Semana do Torrontés de Altitude é possível desfrutar de muitos eventos, música ao vivo, visitas guiadas nas bodegas, degustações virtuais, harmonização, drinques de boas-vindas, promoções especiais e muito mais no Museo de la Vid y el Vino de Cafayate, em bodegas, hotéis e restaurantes de vários municípios enoturísticos saltenhos.

Eventos em Salta CapitalRota do Torrontés por Museus Conectados: de 9 a 14 de outubro, os Museus Conectados oferecem eventos relacionados à arte e ao Torrontés, com inaugurações de mostras de vários artistas, outras experiências e degustações.

Eventos em Cafayate“Embaixo do Céu de Cafayate” (salão de vinhos a céu aberto com bodegas artesanais e pequenos produtores) no sábado, 14. “Torrontés de Altitude” (degustação de mais de 16 bodegas com música ao vivo), no domingo, 15. Ambos eventos são pagos e os ingressos estão à venda no Museo de la Vid y el Vino. Além disso na segunda-feira, 9, e terça-feira, 10 de outubro, será realizado em Cafayate as “Jornadas de Desenvolvimento e Capacitação de Turismo do vinho”, a cargo do Ministério de Turismo da Argentina.