Em sua 5ª edição, o programa Cria Costura reforça sua marca, impulsionando conhecimento, transformando vidas e fortalecendo o empreendedorismo no mercado da moda.  Amanhã, dia 10 de abril, às 19h,  na passarela do SPFW, acontece no JK Iguatemi,  o desfile  “Memória Afetiva”, que oferece uma rica fonte de inspiração para os participantes, incentivando-os a resgatar momentos e narrativas significativas de suas vidas e traduzi-los em peças de moda únicas.

Na passarela criações dos 32 alunos do programa,  que segundo o coordenador do curso Jeferson de Assis,  “a ênfase está na construção, partindo sempre dos desafios que lanço para os alunos através da metodologia zero waste, que é a metodologia do programa.” Essa abordagem de modelagem se destaca pela minimização do desperdício de tecido, contribuindo para promover uma moda mais sustentável. Jefferson ensina aos participantes como maximizar o aproveitamento de tecidos e reduzir os resíduos têxteis. O projeto não apenas os capacita como costureiros, mas também os inspira a abraçar a responsabilidade ambiental e social que a moda pode oferecer. Essa ênfase na técnica desperdício zero não apenas valoriza a criatividade dos alunos, mas também destaca a importância de moldar um futuro da moda mais consciente e sustentável, onde todos saem ganhando.

 

Graça Cabral foto divulgação

Para Graça Cabral, fundadora e conselheira do INMODE “Estamos falando sobre como desenvolver conhecimento e trazer resultados”. diz

 

A parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, sob a liderança da Secretária Aline Cardoso, evidencia o compromisso compartilhado em transformar vidas e fomentar o potencial criativo na cidade. “Junto com o INMODE, nós capacitamos alunos no ofício da costura e também empreendedores da moda. Estamos há anos juntos nessa jornada; a parceria do São Paulo Fashion Week com a Prefeitura de São Paulo tem décadas, mas estamos agora, há alguns anos, com o INMODE, nessa nova fase de impulsionar e transformar realidades da periferia de São Paulo, além de promover o conceito forte de sustentabilidade no programa Cria Costura, o qual é muito importante”, afirma Aline.