Para os apreciadores da arte e da história, o WOW – World of Wine é uma oportunidade imperdível para conhecer a essência de Portugal. Composto por sete museus, este complexo cultural localizado na região da cidade do Porto oferece uma experiência educacional rica e envolvente. Cada museu conta histórias interessantes sobre o mundo do vinho, traçando a evolução da humanidade, revelando os segredos do chocolate e explorando muitos outros tópicos importantes.

foto- crédito WOW- World of Wine

 

Desde os antigos romanos celebrando o deus do vinho Baco até os impressionistas franceses que pintaram elegantes cenas de banquetes com taças brilhantes, o vinho tem sido um tema simbólico recorrente nas obras de arte.  O The Wine Experience é uma fusão emocionante de vinho, tecnologia e arte, onde enologia e vinicultura se unem para criar uma viagem sensorial como nenhuma outra. Aqui, os visitantes têm a oportunidade de aguçar os sentidos em um dos maiores museus dedicados ao mundo do vinho e mergulhar numa incrível união de conhecimento e cultura que traça a rica história da bebida.

foto Tânia Müller

Ao entrar no museu, o visitante é guiado a um caminho que celebra as diversas regiões vinícolas de Portugal, com diversas experiências interativas. Destaque para o objeto gigante em formato de uva, que explora detalhadamente cada parte da fruta, desde a casca até a polpa, proporcionando uma compreensão aprofundada das suas complexidades

Já o Pink Palace oferece uma experiência envolvente e colorida, levando os visitantes ao fascinante mundo do vinho rosé. Logo na entrada todos são recebidos com uma taça e uma pulseira que permite provas de cinco estilos diferentes de vinho rosé.

Cada sala é única, desde a experiência de mergulhar em uma piscina de bolinhas cor-de-rosa até tirar fotos dentro de um Cadillac ao estilo de Hollywood.  Uma imersão sensorial que combina áudio, vídeo, quadros e interatividade, tornando-o igualmente atraente para crianças.

O vinho na  arte  e na história no the Bridge Collection

A presença do vinho na história da arte não se limita apenas à pintura. Na escultura, cerâmica e até mesmo na arquitetura encontramos representações vívidas de vinhas, uvas, taças de vinho e outros recipientes criados para acondicionar a bebida. As civilizações antigas, como os egípcios e os gregos, retrataram a importância cultural e social dessa bebida.

 

O The Bridge Collection tem uma incrível coleção de artefatos de Adam Bridge, CEO do WOW, e é um verdadeiro tesouro para entusiastas do vinho e historiadores. Este museu narra a rica história da relação do homem com a humanidade por meio do vinho, iluminando não apenas a sua evolução, mas também os rituais e costumes associados a essa bebida divina. Com aproximadamente 2000 objetos em exibição, de até 9000 anos de existência, a coleção oferece uma janela fascinante para a importância do vinho em diversas partes da história.

Quem poderia imaginar que a cortiça proporcionaria tanto material para um museu? No Planet Cork, no WOW, você descobrirá um universo de histórias sobre o material de origem vegetal feito da casca de sobreiro. Leve e com grande poder isolante, a cortiça é bastante utilizada para fazer as rolhas das garrafas de vinho.

 

foto Tânia Müller

Uma das atrações é a possibilidade de os visitantes saberem seu peso equivalente em número de rolhas. Além disso, uma réplica de um sobreiro dentro do museu leva as pessoas a entrar na essência da matéria-prima. Outra experiência é a oportunidade de criar uma rolha personalizada: é só digitar qualquer texto desejado, que a rolha ficará pronta em minutos, se tornando um ótimo souvenir para levar de lembrança desse museu tão surpreendente

O The Chocolate Story é muito mais do que um simples museu de chocolates, é uma jornada fascinante através da história do cacau e de seu profundo significado cultural. Com obras que celebram o cacau e suas origens, o museu cativa os visitantes desde o momento em que entram até a saída, que dá na fábrica de chocolates criada pelo WOW, a marca Vinte Vinte.

 

Uma das experiências é a oportunidade de experimentar o cacau puro, sentindo sua essência em estado bruto. O museu é completo e possui várias atividades interativas como um quiz que revela qual tipo de chocolate melhor combina com sua personalidade. O ambiente é tão belo quanto informativo, refletindo o complexo WOW em sua estética impressionante

Já o Porto Region Across the Ages no WOW é uma jornada pela história do Porto e seus arredores. O local é uma partida essencial para compreender a herança histórica e cultural da região e oferece uma experiência interativa única aos visitantes

.

Entre suas atrações, destaca-se uma sala de cinema com projeções emocionantes de diversas partes de Portugal e do mundo, além de uma incrível réplica de um antigo bondinho, transportando os visitantes para épocas passadas. É verdadeiramente um mergulho cativante no passado, enriquecendo a compreensão do legado da cidade e seus arredores.

O Atkinson Museum foi especialmente projetado para receber exposições temporárias de interesse internacional. A propriedade tem uma história rica e sempre pertenceu a famílias envolvidas com a produção de vinho do Porto, até que em 1979 a The Fladgate Partnership, empresa proprietária do WOW, adquiriu o local.

 

Atualmente, o museu abriga a exposição “The Dynamic Eye, Beyond Optical and Kinetic Art”, que inclui uma grande variedade de obras de artes que incorporam elementos físicos ou motores para criar obras que se movem ou mudam, estimulando a participação ativa do observador. A visita ao local é uma atividade imperdível para os amantes da arte. Atenção: a exposição só vai até 19 de novembro.

Para quem deseja explorar os museus do complexo e saber de todas as atividades que estão acontecendo por lá, como as degustações de vinhos e de chocolates ou os diversos restaurantes e lojas do complexo, basta visitar o site do WOW. Prepare-se para mergulhar em um universo de arte, conhecimento, sabor e cultura, onde o vinho é apenas o começo da história.