Durante a 43ª Aviesp Expo, a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) ratificou a eleição por aclamação da chapa “Unidos por São Paulo”. Durante o próximo biênio (2021/2023), Fernando Santos, da Conextravel Turismo, permanece na presidência da entidade. Ele terá como vice-presidentes Bruno Waltrick, Edmar Bull, Edmilson Rodrigues Romão e Marcos Antonio de Carvalho Lucas.

Fernando Santos foto Eric Ribeiro 

Empresário e agente de viagens com mais de 20 anos de experiência, Fernando Silva Santos é formado em Direito. Sua carreira inclui passagem pela Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) como diretor regional em Ribeirão Preto (2002 a 2009), diretor executivo (2010 a 2012), vice-presidente (2013 a 2015) e, por fim, presidente (2016 a 2018). Além disso, também foi conselheiro de ética da Abav Nacional de 2015 a 2017, e de 2017 a 2019 assumiu a vice-presidência de assuntos do interior na Abav-SP.

Durante a gestão do presidente, a Abav-SP anunciou a união com a Aviesp e, juntas, trabalharam diariamente na defesa dos direitos dos agentes de viagens, além de exercerem o papel de porta-voz das demandas da categoria nos mais representativos foros governamentais brasileiros e internacionais. 

Durante o seu mandato foram realizadas 50 lives com cerca de 26 mil visualizações do “Papo com Agente” e “Hora do Agente” com assuntos relevantes para a capacitação dos profissionais de Turismo, além da ampliação do benefício jurídico; divulgação de medidas de auxílio aos agentes no período do coronavírus; ações exclusivas para associados com Dr. Marcelo Oliveira, sócio do CMO Advogados e assessor jurídico de diversas entidades do setor; apoio à 43ª Aviesp Expo; e vitória inédita com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para mitigar a responsabilidade solidária das agências perante o cliente, diminuindo consideravelmente os problemas enfrentados pelo setor, quando ausente sua culpa nos serviços reclamados.

“Com a pandemia, passamos por momentos desafiadores. Tínhamos estratégias que foram adiadas. Porém, conseguimos contribuir e dar todo o suporte necessário para que o agente de viagens conseguisse seguir em frente. Os próximos anos serão de muito trabalho para promover uma retomada de sucesso e fazer com que o Estado seja protagonista no Turismo nacional e agenciamento de viagens”, comenta o presidente.