PROMPERÚ e Skål Internacional São Paulo reuniram autoridades públicas e principais lideranças do trade de turismo presentes na feira WTM Latin America 2024, no coquetel e jantar do evento Bien Recibir, realizado no dia 16 de abril, às 19h30, no Restaurante The Bite, no Expo Center Norte.

María del Pilar Salas, presidente da Skål Internacional Cusco; Silvia Seperack, diretora da PROMPERÚ no Brasil e Argentina; Aristides Cury, presidente da Skål Internacional SP,Ariadne Pereira, PROMPERÚ; Milagros Ochoa, especialista sênior da PROMPERÚ Brasil; Rogers Valencia Espinoza, skålega e diretor da AUQUI MS; Luis Alvarez, especialista em Turismo da PROMPERÚ em Lima; e Carlos Zevallos, secretário da Skal Internacional Cusco.

Neste ano, o encontro que é realizado desde 2018 e figura como um dos mais importantes do calendário oficial de eventos apoiados pela WTM Latin America, a hospitalidade latino-americana foi celebrada novamente, com destaque para Peru como destino anfitrião da noite.

Os convidados puderam experimentar os encantos da premiada gastronomia peruana, com menu exclusivo assinado pelo chef Marco Espinoza. Nascido em Lima, vive no Brasil há 14 anos e criou as marcas Kinjo, Lima e Canton, com restaurantes em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença de empresários e autoridades peruanos, participantes da feira WTM Latin America para apresentarem atrativos e produtos turísticos do país vizinho ao trade brasileiro.

A comitiva do Peru desembarcou no Brasil preparada para mostrar todo seu potencial para o turismo de aventura, com destaque para a diversidade de roteiros para Huaraz, pequena cidade do departamento de Ancash, na região central do país, que guarda uma das belezas mais grandiosas do mundo: a Cordilheira Branca, cadeia de montanhas tropicais mais alta do mundo, que conta com trilhas que levam a lindas lagoas e glaciares.Conhecido por sua rica cultura, história e gastronomia, além de reconhecido recentemente como o melhor destino de incentivos da América Latina, no World MICE Awards 2023, o Peru recebeu 131 mil brasileiros em 2023. Alta de 46% em relação a 2022 – quando este número foi de 90,4 mil turistas. Crescimento consolida o Brasil como um dos principais mercados emissores.

 

Segundo a PROMPERÚ, entre os fatores desse avanço está o aumento da conectividade aérea, com a disponibilização de 199 voos diretos por mês. Acrescente-se o sucesso da campanha Perú Week, cujas vendas ultrapassaram US$ 4,6 milhões, além das ações de capacitação promovidas com os agentes e operadores de viagens no Brasil.“Queremos mostrar que o Peru tem opções de viagens para todos os gostos, perfis e idades de turistas, com atrações que podem surpreender, como o Vale Sagrado dos Incas, declarado pela UNESCO “a mais incrível criação urbana do império Inca no seu auge, Machu Picchu, as Salinas de Maras, cidades como Pisac, Águas Calientes, Chinchero, Urubamba e Ollantaytambo, além de Lima e seus restaurantes premiados e cidades como Arequipa, a segunda maior do Peru, e Puno, onde se localiza o Lago Titicaca, entre muitas outras”, disse a subdiretora de Turismo Receptivo da PROMPERÚ, Elva Yáñez. “Por isso, estamos focados em um trabalho para que todos conheçam as vistas espetaculares e se aventurem em Huaraz”, completou.

Carlos Prado, presidente do Conselho do Grupo Tour House e do Conselho da Skål Internacional São Paulo, reiterou seu compromisso com a valorização da atividade turística, das viagens e dos eventos como vetores estratégicos para o desenvolvimento sustentável.

 

Como cofundador dos bem-sucedidos Supera Turismo Brasil e Unidos pela Vacina, movimentos conduzidos durante a pandemia em parceria com Chieko Aoki e que mobilizaram as mais importantes entidades representativas do trade em defesa do setor, Prado revelou a sinergia existente entre a Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål Internacional e o Grupo Tour House, mantenedor da entidade. “Estamos alinhados aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, compromissados com o ESG e empenhados para atrair novos mantenedores”, resumiu o também autor do livro  Turismo -Um grande negócio para o Brasil.

Durante o jantar, foi exibido um vídeo do destino Izmir, na Turquia, onde será realizado o 83º Congresso Mundial Internacional Skål, de 16 a 21 de outubro de 2024. Izmir é a terceira maior cidade de Turquia, moderna, bem desenvolvida e reconhecida como importante centro cultural, artístico, turístico e comercial.Destino popular para visitantes com suas riquezas históricas e culturais, litoral magnífico e infraestrutura moderna. É também uma das principais cidades do setor turístico da Turquia. Existem voos diretos de 68 destinos e 35 países e voos de conexão de Istambul ligando o mundo a Izmir