O workshop ‘Terminologias e expressões utilizadas no cotidiano’ destinado aos colaboradores do Grupo Tour House , conduzido por Larissa Roschini e Viviane Marques,  e mediação do  CEO Tour House Eventos e Coordenador do Comitê ESG, Mateus Passos, focalizou cuidados recomendados no uso da linguagem verbal nas relações interpessoais. Além de aspectos semânticos (relacionados ao sentido das palavras), foi dado destaque à associação de certos termos às atitudes de viés pejorativo.

 

O tom de voz e o modo de olhar, em determinados contextos, podem conotar racismo velado, discriminação religiosa, rejeição a diferenças físicas e demais manifestações pejorativas. O inventário das expressões mais ou menos inconvenientes é grande. No entanto, o Comitê ESG do Grupo Tour House, pouco a pouco, pretende editar um glossário básico, a ser disponibilizado em forma de cartilha, para orientar, inspirar e fortalecer a reflexão dos colaboradores sobre a linguagem mais apropriada no inter-relacionamento do dia a dia.

 

Segundo Mateus Passos, CEO do Tour House Eventos e Coordenador do Comitê ESG, na segunda quinzena de maio será abordado outro tema relevante, com acesso à participação da audiência externa.