O Instituto Baccarelli  encerrou o  ano de 2016 com chave de ouro. Depois de celebrar, em 18 de dezembro, seus 20 anos de atuação em Heliópolis no palco da Sala São Paulo com as Orquestras Sinfônica e Juvenil e o Coral da Gente, a instituição ganhou o  Grande Prêmio 2016, conferido pela revista Concerto.

Criado no final dos anos 1990 pelo maestro Silvio Baccarelli, que se sensibilizou com o incêndio de enormes proporções na comunidade da Zona Sul e se ofereceu para dar esperança aos jovens em forma de música, hoje, o projeto – tocado pelos irmãos Edilson e Edmilson Venturelli – é referência entre as organizações não governamentais e sem fins lucrativos dedicadas à arte e à educação como ferramenta de transformação social. Além disso, o Instituto desfruta de grande reconhecimento no meio musical. Não por acaso, um dos mais importantes maestros do mundo, o indiano Zubin Mehta é seu patrono e Isaac Karabtchevsky, seu diretor artístico.

Atualmente, mais de 1.000 crianças e jovens são beneficiados anualmente pelos programas socioculturais do Baccarelli, que abrangem 5 orquestras, 14 corais, 23 grupos de musicalização, 6 grupos de câmara e 2 cameratas, sob a responsabilidade de 68 profissionais da música.

Em sua quinta edição, o Grande Prêmio Concerto tem como principal objetivo a valorização e o fomento da atividade musical clássica no Brasil, tendo como critério a excelência e o mérito artísticos. Na edição 2016 foram contempladas cinco categorias: Ópera, Música Orquestral, Música de Câmara /Recital /Coral, Jovem Talento, CD/DVD/Livro e Grande Prêmio. Todos os finalistas e vencedores foram definidos após discussões e votações de um júri formado por seis especialistas na área musical, os jornalistas Camila Frésca, Irineu Franco Perpetuo, João Luiz Sampaio, João Marcos Coelho, Nelson Rubens Kunze e Sidney Molina.