Fatos inéditos sobre a crise política que abalou o Brasil foram dissecados com brilhantismo pelo jornalista e escritor João Villaverde, no livro Perigosas Pedaladas, cujo lançamento será realizado hoje, quarta, dia 14 de dezembro, a partir das 18h30, na Livraria Cultura da Avenida Paulista (Conjunto Nacional). A obra detalha o passo a passo de como se arquitetaram as chamadas “pedaladas fiscais”, além de revelar documentos sobre os meandros do lado mais sórdido do poder em Brasília, com informações que ainda não tinham vindo a público.

No livro, Villaverde esmiúça detalhes desconhecidos que ocorreram no primeiro mandato de Dilma Rousseff, incluindo encontros secretos – sem qualquer registro oficial – entre ministros do governo, antes mesmo do assunto ganhar relevância no cenário político e se transformar em pivô de manobra para o Impeachment

Com uma visão altamente reveladora, o jornalista traz elementos que mostram como antecessores de Dilma Rousseff, políticos de outros partidos, também praticaram impunemente atos de irresponsabilidade fiscal. “O processo de impedimento não devolveu a credibilidade da política fiscal e nos mostra que serão necessárias muitas reformas para que isto aconteça”, defende o autor, ao abordar os danos irreparáveis de arbitrariedades cometidas contra o Tesouro Nacional e Ministério da Fazenda.                               

O Brasil do Pós-Dilma está diante de uma nova rodada de transformações. Qual será nosso futuro depois desta enorme e dramática crise? Com uma linguagem clara e narrativa cativante, João Villaverde lança luzes à indagação, provocando os leitores mais entusiastas à reflexão.

 

Especialista em política econômica federal, o jornalista João Villaverde escreveu para o jornal O Estado de São Paulo na sucursal de Brasília. Por conta da cobertura das “pedaladas fiscais”, venceu os prêmios de Melhor Reportagem da Agência Estado/Broadcast, em 2014, e de Melhor Reportagem do “Estadão” em 2015. Também foi finalista do Prêmio Esso Exxon Mobil de Jornalismo, em 2015. Desde julho de 2014 mantêm um blog de jornalismo econômico no portal do Estadão. Também foi repórter por cinco anos no Valor Econômico e escreveu para o DCI. É formado pela PUC-SP e especializado em macroeconomia do desenvolvimento pela FGV-SP. Passou o primeiro semestre de 2016 como pesquisador visitante na Universidade de Columbia, em Nova York.

 Vale a pena conferir!