O grupo LATAM e a Delta Air Lines anunciaram que irão adicionar quatro novas rotas às suas redes globais de conectividade.   A LATAM Airlines Colômbia irá iniciar um novo voo diário entre Miami e Medelín a partir de 29 de outubro a bordo de aeronaves Airbus A320 com cabines Premium Economy e Economy. No mesmo dia, a LATAM Airlines Peru irá iniciar a operação de três frequências semanais entre o seu hub (centro de conexões) em Lima e o hub da Delta em Atlanta. A primeira rota da LATAM para a capital do estado da Geórgia será complementar ao atual serviço diário da Delta e operado com aeronaves Boeing 767 com cabines Premium Business, LATAM+ e Economy.

 

A Delta vai relançar o serviço entre seu hub em Atlanta e Cartagena, na Colômbia. A rota terá início em 22 de dezembro e contará com três voos semanais em aeronaves Boeing 737 com serviço de First Class, Delta Comfort+ e Main Cabin. A Delta também irá adicionar um segundo voo diário entre Atlanta e Bogotá, na Colômbia, a partir de 28 de outubro com aeronaves Boeing 757 oferecendo serviços de First Class, Delta Comfort+ e Main Cabin. As rotas estarão disponíveis para vendas a partir de 17 de junho em latam.com e delta.com.

 

 

O acordo estratégico entre os grupos  resultou em uma melhor conectividade do setor, unindo os mais de 120 destinos sul-americanos atendidos pelo grupo LATAM aos mais de 200 destinos norte-americanos atendidos pela Delta. As novas rotas incorporadas à rede conjunta permitirão aos clientes explorar Atlanta, Miami, Cartagena, Bogotá, Lima e Medelín, e aumentarão as oportunidades de conexão com outros destinos interessantes em ambos os continentes. Em Atlanta, a Delta oferece mais de 780 voos diários para 143 destinos nos Estados Unidos e Canadá. Em Miami, a Delta oferece mais de 30 voos diários para 11 destinos nos EUA, enquanto o grupo LATAM oferece 102 voos semanais de Miami para 5 cidades da América do Sul. Em Medelín, o grupo LATAM opera 33 voos diários para 11 destinos na América do Sul, enquanto em Lima o grupo LATAM oferece mais de 108 voos diários para 37 destinos na América do Sul. A partir de seu centro de operações em Bogotá, o grupo LATAM oferece 84 voos para 21 destinos na América do Sul.

 

Segundo Alex Antilla,”A missão do acordo comercial entre a Delta e o grupo LATAM é tornar as viagens entre determinados países da América do Norte e do Sul mais fáceis e agradáveis, aproximando os continentes como nunca antes”, comenta  vice-presidente da Delta para América Latina. “Agradecemos a resposta dos clientes que estão escolhendo a Delta e a LATAM. As novas rotas e serviços adicionais, combinados com nossos benefícios para passageiros frequentes, irão fornecer ainda mais maneiras de descobrir e fazer negócios nesses mercados. Igualmente importante, estamos ansiosos para receber a LATAM Airlines Peru em sua primeira rota para Atlanta, facilitando mais conexões por meio do maior hub da Delta.”

 

Para Martin St. George, “Estamos muito felizes com a nova rota entre Miami e Medelín anunciada pela LATAM Airlines Colômbia, um dos principais centros financeiros, industriais e comerciais da Colômbia. Ao mesmo tempo, a operação da LATAM Airlines Peru entre Lima e o principal hub da Delta em Atlanta, o que também reforça o compromisso conjunto de oferecer mais e melhores opções de conectividade aos clientes”, reforça o vice-presidente Comercial do LATAM Airlines Group. “Seguiremos trabalhando arduamente para elevar a experiência do passageiro com um serviço internacionalmente aclamado e uma forte ênfase na sustentabilidade nos céus da América e do mundo”.

 

 

Desde a implementação de seu acordo estratégico, em outubro de 2022, o grupo LATAM e a Delta aumentaram a sua capacidade em 75% e é a JV (Joint Venture) número 1 em participação de mercado, medida em passageiros, e em número de voos entre Nova York e Los Angeles e em alguns países da América do Sul. Com essas rotas mais recentes, o acordo mais que dobrou a capacidade do hub da Delta em Atlanta e quase dobrou a capacidade dos hubs LATAM em alguns países da América do Sul, oferecendo a melhor experiência tanto no solo quanto no ar. O acordo se aplica a mercados específicos, oferecendo benefícios aos clientes e conexões mais rápidas para mais de 300 destinos entre Estados Unidos/Canadá e América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai), incluindo: 

 

Bogotá-Orlando: A partir de 1º de julho

 São Paulo/Guarulhos-Los Angeles: A partir de 1º de agosto

Miami-Medelín: A partir de 29 de outubro

Nova York/JFK-Rio de Janeiro/Galeão: A partir de 16 de dezembro

Cartagena-Atlanta: Reinicio em 22 de dezembro

 

Os clientes dos programas de fidelidade LATAM Pass e Delta SkyMiles podem acumular e resgatar pontos/milhas e usufruir de benefícios Elite recíprocos ao voar nos serviços da outra companhia aérea. Dependendo da categoria de membro do programa de passageiro frequente, os benefícios incluem: 

 

 Isenção da tarifa de seleção de assento

Embarque prioritário

Acesso às Salas VIP/Lounge

Assentos preferenciais

Cobrança prioritária

Franquia adicional de bagagem

Gestão de bagagem prioritária

Verificação de segurança prioritária por meio do TSA