Há pouco mais de 10 anos a Levi’s® Global deu início ao projeto DIY – Do It Yourself – de construção de skateparks ao redor do mundo. De lá para cá, sete pistas de skate foram erguidas por skatistas e voluntários: Bangalore (Índia), La Paz (Bolívia), Oakland (California), Pine Ridge Reservation (Dakota do Sul), Joanesburgo (África do Sul) e Christchurch (Nova Zelândia).

 

O Levi’s® skatepark  da Amazônia é o segundo da América do Sul e já está sendo construído no Passeio do Mindu, em Manaus, por um grupo de skatistas locais. “Ver uma pista de skate brotar das mãos de skatistas voluntários e pessoas da comunidade local é, para a Levi’s®, o primeiro passo da interação, inclusão e convívio social. Coisas impossíveis acontecem quando as pessoas se unem para tornar um sonho real”, afirma Marina Kadooka, Gerente de Marketing da Levi’s® Brasil.

 

Antes de arregaçar as mangas para dar início à construção, a equipe de voluntários visitou a Tribo Tuyuka, que vive às margens do Rio Negro, para conhecer melhor a cultura indígena e partilhar da vivência de quem mais conhece a essência da região. Os skatistas aproveitaram o dia para aprender com os índios e, claro, mostrar um pouco do esporte a eles.

 

A equipe Levi’s® Skateboarding – formada pelos skatistas  Emmanuel Rezende, Otavio Neto, Henrique Imperiano, Paulinho Barata, Thomaz Dog e Maikon Quaresma – partiu, então, para Manaus, tendo como destino o Parque Mindu, na Comunidade Santa Bárbara. Com a ajuda da Prefeitura de Manaus – que doou materiais guardados em um depósito – os skatistas deram início às obras, em uma antiga quadra poliesportiva. Outros materiais foram coletados pela equipe em terrenos onde são jogados entulhos de obras, promovendo a reciclagem do que era considerado lixo.

 

Além da interação com a comunidade e da inclusão social pelo esporte, um dos pilares do Levi’s® DIY é criar projetos orgânicos que continuem sendo construídos, reformados e mantidos por moradores e esportistas. “Este projeto da Levi’s® é algo que vinha buscando nas minhas viagens pelo mundo. Conhecer e vivenciar o skate local é um grande presente para mim. Acredito que conhecendo e absorvendo a cultura daqui posso transcrever a maneira que enxergo o skate. Estamos construindo com amor este espaço, vamos embora ao final do projeto, mas nossa energia fica impregnada para sempre no concreto e nas vidas das pessoas. O skate em Manaus nuca será o mesmo e minha vida também”, declara Otávio Neto,  skatista e voluntário do projeto.

 

 

A obra da pista de skate no Passeio Mindu segue a todo vapor a nova pista de skate deverá ser entregue à comunidade e esportistas de Manaus no próximo dia 01 de outubro.