A meta de crescimento aos níveis de antes da pandemia se confirma na percepção dos compradores, expositores ou formadores de opinião presentes nesta  27ª edição do Minas Trend Primavera/Verão 2023 ,  que aconteceu entre os dia 19 a 21 de abril, no Expominas , em Belo Horizonte.   Segundo o  presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. “Vivemos agora o renascimento, após tantos desafios em enfrentados pelo setor. Aprendemos que mudanças vieram para ficar e que este novo momento nos oferece a oportunidade de gerar ainda mais negócios e beneficiar toda a cadeia produtiva”, resume   E nos  corredores da feira, esse sentimento se confirmou, com o fluxo intenso de compradores, sedentos por antecipar as compras que enfeitarão as vitrines da próxima estação com cores fortes e muito brilho.

crédito-foto Yuko Suzuki

Para Carolina Malloy,  diretora criativa da grife de luxo Arte Sacra ” Esta edição  foi espetacular, fora da curva, superior a edição passada, principalmente por causa dos compradores internacionais presentes ao evento”  disse

Para  a baiana Claudia Reuter Esquivel, o Minas Trend é hoje a melhor feira de moda realizada no país. “Sempre venho preparada para investir muito e renovar a loja pelo maior tempo possível. Na última edição, eu cheguei com uma boa expectativa e comprei bastante, porque o cenário já era bem promissor. Vendi tudo rapidamente e precisei reabastecer. Esse é o meu termômetro e agora eu dobrei a minha projeção de compra”, conta a lojista de Feira de Santana (BA).

A calçadista Lia Line, estreante no evento, veio de Santa Catarina e conseguiu fazer bons negócios e afirma que o Minas Trend vai entrar no calendário de eventos com a presença da marca. “Além do que concretizamos, foi uma oportunidade maravilhosa para nos apresentarmos à novos clientes, dar visibilidade para a nossa marca, o que é sempre importante para nós”, observa a gerente comercial, Daiana Meschke. Em resultados efetivos, ela conta com entusiasmo: “superamos em 30% as expectativas iniciais”.

Sempre frequente ao evento, a lojista mineira Ana, que prefere não divulgar o seu sobrenome ou o nome da sua loja, por estratégia de negócio, é cliente da empresa de acessórios Alinare e costuma ir a São Paulo comprar os produtos da marca. “Foi muito bom saber que agora eles são expositores também no Minas Trend, porque ficou bem mais fácil para termos acesso aos lançamentos”, afirmou.

Dona de uma loja de roupas e acessórios em Belo Horizonte, Isabella Álvares tornou-se compradora da mineira Isla durante a pandemia. “Sempre compro das marcas expositoras no Minas Trend e acho ótimo estar aqui, porque consigo resolver tudo em uma mesma etapa e contemplar bem a clientela, que busca não apenas a moda festa, mas a roupa do cotidiano e que atende às necessidades para o trabalho, para o happy hour e eventos maiores, com um mesmo look”, avalia.

Desde que a Isla foi criada, em 2007, a estratégia foi investir na visibilidade proporcionada pelo Minas Trend, que é o maior salão de negócios de moda da América Latina. Os resultados são acima de qualquer expetativa: “a última edição foi um sucesso pra nós; as vendas foram maravilhosas”, conta a estilista da marca, Luíza Garcia. E agora? “Conseguimos dobrar o faturamento”, comemora, confirmando a impressão de quem visitou o espaço, sempre muito concorrido entre os lojistas de todo o país.