Verão na região da cidade do Porto, em Portugal, é WOW! WOW de “World of Wine”, o espetacular complexo de sete museus, nove bares e restaurantes, inúmeras lojas, fábrica de chocolate, escola de vinho, extenso calendário de atrações temporárias o ano todo e a melhor vista para o Rio Douro e a cidade do Porto. Chamado também de “quarteirão cultural” e inaugurado em 2020,   já é parada obrigatória para viajantes e locais.

foto Tânia Müller

Aproveitando os dias mais longos e quentes do verão no Hemisfério Norte, não deixe de conferir algumas dicas para quem estará por lá nos próximos meses.   Diariamente, o bar da praça central do WOW, de acesso gratuito, está aberto das 15h às 22h. Para ir com amigos ou com a família, é o lugar para aproveitar a vista do Rio Douro, do Porto, da Ribeira enquanto toma o drink do momento: o Porto Tônica, um gin tônica que leva o vinho do Porto no lugar do gin. E pode ser o vinho do Porto tinto, branco ou rosé. Diferente, refrescante e irresistível!

foto Tânia Müller

 

As sessões de prova e aprendizagem oferecidas para curiosos, conhecedores ou profissionais do vinho pela The Wine School são feitas diariamente e em um ambiente mais descontraído. Os tipos e origens dos vinhos podem ser escolhidos pelo cliente e podem também ser acompanhados por pequenos momentos gastronômicos e harmonizações. Certamente você sairá de lá conhecendo os interessantes pormenores do processo de produção, desde as influências do solo e do clima nas características da uva, até as diferentes personalidades das castas  e andar pelas diferentes regiões vinícolas de Portugal, com suas paisagens imperdíveis.

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

Depois de ter sido inaugurada no Museu de Arte de Pudong (MAP), em Xangai, a exposição da Tate Collection “The Dynamic Eye: Beyond Optical and Kinetic Art” , onde permanecerá até dia 30 de setembro,  sob a  curadoria de Valentina Ravaglia, responsável pela mostra internacional da Tate, é a mostra com o maior número de obras da Tate  a viajar para Portugal, conta mais de 100 obras de 63 artistas internacionais associados à arte ótica e cinética. Entre pinturas, esculturas, trabalhos em papel, filmes e instalações,. A exposição mostra a arte ótica e cinética, dois movimentos artísticos paralelos que ganharam força durante as décadas de 1950 e 1960, como tendências abraçadas por artistas em diferentes épocas, geografias e contextos culturais. Imperdível!

 

Escultura auto criativa de David Medalla foto Tânia Müller

Escultura cibernética Square Tops de Tsai foto Tânia Müller

O local oferece várias opções de gastronomia portuguesa, com certeza uma das melhores do mundoNo Golden Catch , não deixe de experimentar a mariscada com frutos do mar fresquinhos, acompanhada de vinho branco ou do típico vinho verde português ou do típico vinho verde português.. O destaque do menu é justamente a mariscada, que serve os sabores de Portugal numa travessa de dois andares: das ostras da ria de Aveiro às amêijoas à Bulhão Pato.

T&C foto Tânia Müller

T&C foto Tânia Müller

No T&C  dá para provar clássicos da gastronomia portuguesa, entre eles a francesinha, prato típico do Porto. O restaurante oferece dois espaços, um externo com vista para o Porto e Serra do Pilar, para  seus brindes de verão, como sangrias, vinhos e cervejas artesanais ,  e no  interno não deixe de sentar dentro do barril de  vinho. Experimente comer   de entrada, a  alheira fumada de mirandela, folhas verdes, lâminas de rabanete, vinagrete , de pratos Bacalhau com natas gratinado, batata, noz moscada, queijo da ilha, azeite de vargellas , ou Bacalhau Com Broa de  milho amarelo, batata assada, grelos salteados em alho e azeite de vargellas, azeitonas marinadas e de sobremesa o Leite Creme Queimado

 

T&C Alheira- foto Tânia Müller

T&C Bacalhau com natas gratinado foto Tânia Müller

T&C Bacalhau Com Broa de milho amarelo foto Tânia Müller

T&C Leite Creme Queimado foto Tânia Müller

O Pink Palace, museu do WOW dedicado aos vinhos roses, é uma experiência única e altamente divertida. Em cada sala que explica a história da bebida, uma degustação de um rótulo diferente de rose – totalizando cinco provas. Todas as salas são cênicas e totalmente instagramáveis, incluindo uma com uma piscina de bolinhas de plástico rosa, uma garrafa de espumante  com a rolha voando, uma sala de ponta cabeça, uma banheira com vista para o Porto , uma gangorra na forma da ponte D. Luís I, entre outras. Às sextas e aos sábados, ele fecha mais tarde, às 22h. É o “esquenta” perfeito pra balada!

  

foto Fred Müller

 

foto Tânia Müller

    

foto Fred Müller

 

 

 

foto Fred Müller

 

foto Fred Müller

     

Para frequentar seus restaurantes e espaços públicos  do WOW, a entrada é gratuita. Já para visitar os museus é necessário adquirir ingressos, que podem ser comprados individualmente, em combo ou até mesmo para toda a família, com descontos .

Além dos ingressos do WOW que dão direito a visitar dois, três ou cinco de seus museus, o quarteirão cultural fez um parceria com o Museu FC Porto, onde as glórias do principal time de futebol da cidade são contadas. Há três possibilidades: Museu FC Porto + Museu do Vinho do WOW; Museu FC Porto + Museu Histórico da Cidade do Porto, no WOW; ou Museu FC Porto + os dois museus do WOW citados anteriormente. Ingressos disponíveis nas bilheterias do WOW ou do Museu FC Porto.

Confira a programação para os próximos meses. De 7 a 10 de setembro, acontecerá o Craft, festival de cervejas artesanais. Em outubro, entre os dias 19 e 22, haverá mais uma edição do Chocolat Festival Portugal, com palestras, showcooking e workshops. Em dezembro, o WOW ganha decoração natalina. No dia 31, está prevista uma festa para a virada de ano.