João Roquete, fundador da Importadora Qualimpor, com seu irmão , fundador do Esporão ,José Roquete ,trouxeram  em 1997, o 1º azeite Esporão . Deu tão certo, que hoje o Brasil, é o mercado número 1 dos  Azeites Esporão, onde  são comercializados as variedades Esporão Extravirgem, Galega, Cordovil, Selecção e Orgânico.

A novidade é que João acaba de trazer os novos azeites da colheita 2021/2022, liderada pela expert oleóloga Ana  Carrilho Esses azeites extravirgem são muito mais frescos e prontos para o consumo.

Azeites Esporão-  Colheita 2021/2022 foto Tânia Müller

João Roquete foto Tânia Müller

Todos os azeites Esporão, são  produzidos com azeitonas 100% alentejanas, de dentro da propriedade da Herdade, que conta com cerca de 80 hectares de olivais . Todos feitos de forma 100% sustentável, onde tudo é reutilizado: as folhas  e os ramos são utilizados para composto e o caroço , para produção de energia elétrica calorífica em todas  as sua instalações

Segundo os irmãos, “ Os nossos azeites são expressão de sua terra, Alentejo/ Portugal, pois nascem de oliveiras plantadas ao longo dos tempos , que tanto nos ensinam e inspiram todos os dias. Valorizamos as variedades autóctones e extraímos  o azeite no nosso lagar, na Herdade do Esporão, recorrendo a métodos  e a processos sustentáveis . O sumo das azeitonas  é preservado ao longo de todo o caminho, que só se completa, no momento em que chega na sua casa”

Os azeites são divinos. Vale a pena conferir!