Roberto de Lucena  foi empossado hoje como secretário de Estado de Turismo e Viagens do Estado de  São Paulo “Voltar à Secretaria de Turismo de São Paulo é como voltar para casa. Já estive secretário em 2015 e 2016, e depois, como deputado federal, sempre atuei na defesa deste setor, que é um dos mais importantes para a economia do Brasil.”  disse Roberto. A  posse ocorreu hoje  no Palácio dos Bandeirantes, em seguida da posse do novo governador do Estado, Tarcísio de Freitas.

Lucena, que foi deputado federal de 2010 a 2022, foi escolhido para a pasta por já ter experiência na gestão do setor. Ele foi secretário entre os anos de 2015 e 2016, sendo um dos responsáveis pela implantação dos Municípios de Interesse Turístico (MITs), modelo inédito de investimentos em ações de turismo, em mais de 140 cidades do Estado. “Estou bastante feliz e animado. O turismo corresponde a 7% do PIB de São Paulo. São 2 milhões e 300 mil empregos. Um PIB de 220 bilhões, muito maior que o PIB total de vários estados do Brasil”, disse o secretário, ao avaliar a grandeza do setor.

“Nosso desafio é grande, mas temos a tranquilidade de não precisarmos convencer nosso governador Tarcísio a respeito do turismo na perspectiva da pauta econômica, porque ele já tem o seu convencimento. O turismo foi amplamente defendido, debatido por ele ao longo da campanha, que vê no setor uma poderosa alavanca econômica e social, e assumiu compromissos com o setor, e com tudo isso, nós estamos bastante motivados. 2023 será um grande ano para o turismo. Será um grande ano para São Paulo”, avaliou Lucena, assim que saiu da cerimônia de posse.