O São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, empreendimento da JHSF dedicado exclusivamente à aviação executiva, recebeu da Agência Nacional de Aviação Executiva (ANAC), pelas mãos do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a autorização para operar voos internacionais. A partir de agora, passa a ser denominado São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional.

Esta designação acontece em seguida a autorizações expedidas por Receita Federal, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) para a operação de voos internacionais.

A cerimônia de internacionalização, que aconteceu na manhã desta quinta-feira no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, contou com a presença das seguintes autoridades: Tarcísio Gomes de Freitas, Ministro da Infraestrutura; Marcelo Sampaio, Secretário-Executivo do ministério da Infraestrutura; Carlos Eduardo Resende Prado, Secretário Nacional Substituto de Aviação Civil; Juliano Alcântara Noman, Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil; Rafael Botelho, Diretor-Presidente Substituto da Agência Nacional de Aviação Civil; Giovano Palma, Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil.

Com esta conquista, o São Paulo Catarina torna-se o primeiro aeroporto internacional totalmente privado do Brasil a operar como aeródromo público sob o regime de autorização, com a permissão para realizar pousos de aeronaves vindas de outros países e decolagens para fora do Brasil.

O São Paulo Catarina se consolida como a mais atrativa e moderna porta de entrada para viajantes que vêm a São Paulo a negócios. Criado com essa vocação, o aeroporto é próximo à capital e conta com toda segurança a estrutura necessária para atender esse público.

A partir da designação expedida pela ANAC, o São Paulo Catarina vai iniciar o processo de operacionalização de voos internacionais, o que vai conferir uma nova escala ao empreendimento.  A mudança vai permitir que os clientes realizem decolagens e pousos de voos internacionais no mesmo aeroporto em que o avião tem sua base, reduzindo custos e tempo de deslocamento da aeronave para outros aeroportos. A mudança também facilita chegadas e saídas domésticas e internacionais, com a utilização de pátios contíguos.

A estrutura e o atendimento do São Paulo Catarina destacam-se pela qualidade e excelência. O projeto arquitetônico dos hangares foi desenvolvido pelo escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture, tendo como referência os melhores aeroportos do mundo. Já o escritório do arquiteto Sig Bergamin foi responsável pelo FBO (Fixed Base Operator) – terminal dedicado à aviação executiva, assim como o novo terminal Internacional.

O São Paulo Catarina conta com uma pista de 2470m e tem capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano com a infraestrutura necessária para receber com conforto e segurança jatos intercontinentais como os modelos Global 7500 e 8000 da Bombardier, Falcon 6X, 8X e 10X da Dassault Falcon Jet, Legacy 650 e Lineage da Embraer e G650 e G700 da Gulfstream.