O município de Rio dos Cedros , por meio de uma parceria com o Sebrae/SC, vem fortalecendo seu potencial turístico. Conhecida pelos belos lagos, a cidade, que já é alvo de visitantes que buscam contato com a natureza, tem passado pela estruturação da atividade como atração turística, promovendo desenvolvimento econômico e sustentável.    

O trabalho vem sendo desenvolvido desde 2022, com uma consultoria que analisou o ambiente turístico com foco em mercado e definiu em conjunto com a Prefeitura algumas estratégias para qualificar o atendimento à demanda com excelência, uma vez que a administração pública local tem investido na melhoria da infraestrutura da região. “O que diferencia Rio dos Cedros dos outros municípios vizinhos são os lagos e o potencial para o turismo náutico. Nós temos excelentes empreendimentos e empreendedores, mas percebemos que a profissionalização das atividades e qualificação das estruturas e serviços são necessárias para subirmos um degrau no fortalecimento dessa atração e agregar mais valor ao desenvolvimento local e da região”, destaca Giovana Lenzi, secretária de Turismo, Cultura e Esportes de Rio dos Cedros.     

As ações envolvendo poder público e empresários vêm sendo articuladas com o respaldo do Sebrae/SC. Entre as iniciativas previstas para este segundo semestre está a realização de uma visita técnica à cidade mineira de Capitólio, para troca de experiências e busca de referências do que é explorado no turismo da região do Lago de Furnas. A viagem da comitiva está agendada para o início de outubro. “Esse tipo de ação é importantíssima para o entendimento do trade em questão e também visa ampliar a visão de oportunidades. É uma forma de estimular o empreendedorismo, a geração de negócios e a valorização do patrimônio natural e cultural como uma ferramenta para o desenvolvimento econômico”, comenta Alice D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae/SC.  

Além da visita técnica a Minas Gerais, outra iniciativa que integra o projeto é um seminário de turismo e economia náutica. O evento marcado para o dia 17 de outubro vai debater temas ligados aos cenários e tendências do segmento, infraestrutura, mercado e sustentabilidade. Entre os nomes confirmados como referência no assunto está Lars Grael, velejador, medalhista olímpico e palestrante.