O frio pode facilitar a ocorrência de infecção urinária, pois, como ingerimos uma quantidade menor de líquido, sentimos menos necessidade de urinar. Responsável por mais de 34 mil internações em hospitais públicos de São Paulo no ano de 2014, segundo dados da Secretaria da Saúde do estado, a infecção urinária pode ser evitada com cuidados como a ingestão constante de água, a ida ao banheiro a cada três ou quatro horas e a higienização correta (especialmente em mulheres e crianças).

 

Além desses fatores, há outro aliado menos conhecido, mas também muito eficiente na prevenção à infecção urinária: o cranberry, cujas propriedades impedem que bactérias se fixem na parede da bexiga. No Brasil, a maneira mais comum para consumir a fruta é por meio do suco, pois ela é cultivada em regiões frias, como Europa, Estados Unidos e Chile.

 

 fruta cranberry foto divulgação

Cranberry foto divulgação

Edson Mazeto, diretor executivo da Juxx foto-divulgação

Edson Mazeto, diretor executivo da Juxx foto-divulgação

“Para o uso coadjuvante no tratamento de infecções urinárias, o ideal é buscar o suco de cranberry da categoria ’funcional’, o que garante que as propriedades terapêuticas sejam mantidas. É importante também que a bebida tenha muita fruta e seja livre de corantes, conservantes e aromatizantes artificiais”, declara Edson Mazeto, diretor executivo da Juxx, pioneira na fabricação de sucos funcionais no país.