O Ministério da Cultura e Turismo da República de Turquia e a Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico de Turquia (TGA) apresentaram o Tas Tepeler, um projeto que visa mostrar a terra onde ocorreu a mudança na história da humanidade e uma grande transformação do modo de vida do caçador-coletor à agricultura, com uma série de visitas, encontros e eventos.

qrf

O Projeto envolve escavações arqueológicas e pesquisas realizadas em sete áreas: Göbeklitepe, Karahantepe, Gürcütepe, Sayburç, Çakmaktepe, Sefertepe e o monte Yeni Mahalle. A escavação em Karahantepe, que foi temporariamente inaugurada, também foi visitada. As escavações são realizadas por comitês científicos e pela direção do Museu de Şanlıurfa, sob a liderança da Direção Geral de Ativos Culturais e Museus da República da Turquia, Ministério da Cultura e Turismo.

Acredita-se que os achados dessas escavações farão contribuições consideráveis e de longo alcance para o nosso conhecimento sobre a humanidade nos tempos pré-históricos, incluindo suas vidas diárias e rituais. Estima-se que existam vários sítios em Şanlıurfa semelhantes a Göbeklitepe, que refletem as primeiras fases da Idade Neolítica. Os achados recentes das escavações de Karahantepe estão expostos na “Karahantepe and Neolithic Human Exhibition” no Museu Arqueológico de Şanlıurfa

 

O International World Neolithic Congress, que será realizado em Şanlıurfa / Turquia em 2023, como parte do Projeto de Pesquisa da Era Neolítica, incluirá várias sessões científicas e apresentará os tesouros culturais únicos de Şanlıurfa da Era Neolítica.