A Orquestra Instituto GPA faz sua última apresentação gratuita da série Ver e Ouvir, criada em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, no dia 27 de novembro. Nessa data estará em cartaz no instituto a exposição “Gaudí, Barcelona 1900”.

Enquanto visita a mostra, o público poderá ouvir o grupo de jovens músicos que estará no Grand Hall, apresentando obras de compositores como Karl Jenkins, Manuel de Falla, Isaac Albeliz e Benjamin Britten, sob a regência do maestro Daniel Misiuk e direção artística da professora Renata Jaffé.

Um dos diferenciais da orquestra é sua metodologia de ensino. Único no mundo, o Método Jaffé, criado pelo violinista e professor Alberto Jaffé, trabalha o ensino de violino, viola, violoncelo e contrabaixo de forma conjunta, desde a primeira nota, sem estudo individual.

Compostas por até 40 integrantes, as orquestras Instituto GPA, com grupos em São Paulo e Santos, são um desdobramento do Programa de Música & Orquestra Instituto GPA, um projeto gratuito e sem fins lucrativos, financiado pela entidade. Ao longo de 17 anos, os grupos já se apresentaram em vários Estados brasileiros, e em países como Argentina, Itália, França e Estados Unidos (no Carnegie Hall), somando mais de 900 concertos e público superior a 370 mil pessoas.