A 28ª edição do Minas Trend, celebrou 15 anos  com o mote A Moda no Centro. O evento que anteriormente acontecia no ExpoMinas, agora está em nova casa, no Minascentro , importante Centro de Convenções de Belo Horizonte.O evento   abriu com  a presença do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe Fernando Pimentel presidente da ABIT, Marcelo de Souza e Silva, presidente da  Câmara dos lojistas de Belo Horizonte-CDL  BH;  Afonso  Rocha, diretor superintendente Sebrae-MG e Cristiana kumaira  secretária-geral adjunta do Estado de Minas Gerais , representando  o Secretário   de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Cristiana kumaira e Afonso Rocha foto Tânia Müller

Com  programação gratuita, o evento terminou no último  dia  04 de novembro mostrando  diversas marcas dos segmentos de bolsas e calçados, vestuário, joias, bijuterias, lingerie, moda praia, sleepwear e acessórios. O Salão de Negócios funciona  presencialmente, de 10h às 20h, e também virtualmente para compradores que não estiverem em Belo Horizonte por meio do Phygital.

Compartilhando conhecimento, o Minas Trend promoveu a Mostra Criativa, com talks sobre Economia Criativa. Os encontros foram bate-papos de 15 minutos, no fim da manhã e da tarde, que aboradaram temas sobre negócios, inovação no mercado e moda. O objetivo foi de fomentar ainda mais setores e processos que têm como insumo a criatividade para gerar negócios na esfera local e distribuir bens e serviços de maneira global. Promovendo a presença no mundo virtual e o momento de interação direta com o público, que também vai poder dividir seus desafios pessoais no mundo dos negócios, os talks, palestras e lives da programação  com a  participação de palestrantes renomados e com grande bagagem profissional, compartilhando experiências e novas ideias para quem acompanhar e partilha. O evento foi uma realização  da FIEMG, Sesi e Senai com apoio do Sebrae MG e patrocínio da CDL/BH e TMT Brasil Epson.

 

Segundo Afonso  Rocha, ´O Sebrae  sempre acreditou nesta iniciativa, porque somos uma agência de desenvolvimento de pequenos negócios . A cadeia da moda é composta, quase na sua totalidade por micro e pequenas empresas. Estamos sempre trazendo novidades. A inovação é um elemento fundamental , para este evento. Aqui estamos trazendo uma série de novidades . o Minas Trend é uma grande referência , e nesta edição estamos trazendo 17 marcas de lingerie, uma parceria com a FIEMG, de Salão de negócios do evento terá espaço totalmente dedicado a 17 marcas de lingerie, fitness, beachwear e sleepwear , localizadas no interior do Estado de Minas , Além disto, moda festa e bijuteria. No último dia teremos uma palestra de economia criativa .”disse o   diretor superintendente Sebrae-MG

Para o  presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. “A moda está no DNA do mineiro, seja como criador, seja como consumidor. Fomentar este setor, subsidiar políticas públicas de apoio e expansão e, especialmente, gerar oportunidades para os empreendedores da área é fundamental para a nossa economia”, avalia Ainda segundo o dirigente, “o comércio varejista de moda da capital carrega uma grande responsabilidade de empregabilidade, de geração e circulação de renda. O Minas Trend contribui para a valorização do setor, o fomento de novos negócios e a expansão da moda mineira pelo país”, destaca.  A  Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH),  está provendo 11 palestras na Sala CDL/BH com temas que vão desde economia criativa ao metaverso. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis.

“Somos uma potência do setor. A moda emprega milhares de pessoas, promove geração de renda, inserção social, cultural e leva os nomes de Minas e Belo Horizonte aos quatro cantos do mundo. Somente no último ano, o estado exportou quase US$ 215 milhões. Boa parte dos associados da CDL/BH é do setor de vestuário, o que nos faz estar sempre em busca de soluções para o crescimento sustentável desses empreendimentos”, afirmou, Marcelo de Souza e Silva.

 

Salientando a participação do Governo de Minas, através da Secretaria de Cultura e Turismo no Minas Trend, a secretária-geral adjunta do Estado, Cristiana Kumaira, afirmou que “a parceria institucional fortalece o entendimento de que a moda faz parte da cadeia da Economia Criativa e gera, em Minas, mais de 150 mil empregos em todo o estado, sendo mais de 60 mil somente no setor da moda. Precisamos trabalhar na transversalidade, fazendo com que a parceria se desdobre em realizações. A qualidade criativa da moda mineira todo mundo conhece e é estimulante participar dessa transversalidade”, revela.

O presidente Flávio Roscoe destacou que o Minas Trend, ao completar seus 15 anos, está debutando no Minascentro, numa casa nova, com roupagem e percepção mais inclusiva. “A vinda para o Centro ressalta a importância das parcerias presentes aqui. Nesta edição, essa integração está mais contundente com o objetivo de juntar todos esses mecanismos que retroalimentam a cadeia produtiva da moda – os micro e pequenos negócios, o comércio, a indústria têxtil e de confecção. Esse dinamismo entre clientes e fornecedores é fundamental. Sempre estivemos próximos, mas nunca tão integrados como nesta edição”, pontua. Segundo Roscoe, o Minas Trend é, sobretudo, um evento de união e compartilhamento, que ficam ainda mais evidentes a partir da realização no Centro da capital mineira. “Queremos que a cidade de Belo Horizonte respire o evento e isso com certeza acontece nesta edição e irá acontecer nas próximas realizadas no Minascentro.”

Flavio  ressaltou, ainda, que a atual edição representa a recuperação do setor fashion. “É a primeira edição pós-pandemia com o evento cheio. Todos os espaços foram comercializados, temos players do interior de Minas e de outros estados. Ou seja, o Minas Trend está mais rico, mais plural e com maior diversidade”. O dirigente industrial salientou também que a feira com o propósito de transição, conectado nas inovações. “Temos várias novidades este ano, mas o nosso foco é nos negócios, pois é o que gera emprego, renda e lucratividade. Ninguém vive só de glamour no setor da moda. Mantemos o glamour, mas tem que ter business. E tenho certeza que nas próximas edições do Minas Trend teremos ainda mais sucesso nessa nova casa”.

“O Minas Trend, ao longo dos anos, foi assumindo diferentes formas de atuação, mantendo-se como o principal evento da moda mineira. Foi o primeiro evento que reuniu, no mesmo lugar, os segmentos de vestuários, joias, bolsas, calçados e bijuterias. O Minas Trend reúne quem cria, quem faz e quem vende, é a indústria criativa, são os negócios, é o melhor da produção local com a moda global. O papel da FIEMG, enquanto realizadora do Minas Trend, é de integrar o evento e as ações da instituição à sociedade, por meio de workshops, palestras, debates e atividades culturais. São quinze anos fazendo parte da história e do crescimento de várias empresas, e, consequentemente, da formação de diversas pessoas, trazendo ideias, inovação, conhecimento e troca de experiências, contribuindo para o setor. A intenção, também com a mudança de local, é de se reinventar, modificar e se transformar para continuar consolidado como o maior salão de negócios de moda da América Latina. Há 15 anos, é a moda unindo, promovendo encontros e negócios. E agora, o Minas Trend acontece em um lugar que tem tudo a ver com isso, onde as principais ruas da cidade se cruzam, para onde as iniciativas mais criativas de BH estão convergindo. O Minas Trend Outono/Inverno 2023 traduz a união de tudo isso em sua nova marca, em um conceito que valoriza a importância desse evento para Minas Gerais, para a indústria e para o mercado da moda, e se mistura às paisagens do centro da cidade. Minas Trend, a moda no Centro. De Belo Horizonte para o mundo.” disse

 

Fernando Pimentel, presidente da Abit, declarou que é um grande orgulho estar presente na feira, pois a entidade participou de praticamente todas as edições do Minas Trend. “Isso é a prova da competência, resiliência e inteligência de uma jornada de progresso e desenvolvimento do setor. Agora estamos trazendo novos conceitos de sustentabilidade, da convergência de tecnologias, de diversidade e temáticas que não eram muito discutidas, mas que entraram de vez no debate”. O dirigente destacou também que pela segunda vez realiza o 7º Congresso Internacional da Abit em paralelo com o Minas Trend, colocando em conexão o evento com players internacionais.