Entre os dia  29 de outubro e 07 de novembro, acontece a 2ª edição do Festival Vinhos de Portugal no Brasil, evento promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a  ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. Este ano o evento conta com adesão de mais  3027  estabelecimentos, entre supermercados, lojas, empórios e e-commerces , quando os rótulos portugueses serão protagonistas nas prateleiras de todo o País, ou seja : 47,30%  a mais  do que a 1ª edição do ano passado. Estão confirmados estabelecimentos  do Pará, Amapá , Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Rio de janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais,  Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.

Inês Pinto, gestora do mercado Brasil na ViniPortugal e Carlos Cabral foto Tânia Müller

Nesta edição, o  objetivo é destacar os rótulos portugueses no varejo, canal de compras que representa quase 70% das vendas de vinhos no Brasil, de acordo com dados da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e aumentar a oferta e expandir o número de  pontos vendas  em diferentes cidades , estados mais distantes  do eixo Rio-São Paulo, a exemplo  do que foi feito em 2020. Segundo  eles , esta edição  apostam nos vinhos premium e nas  peças de decoração criadas para os estabelecimentos. Serão vinhos de 9 das principais regiões vinícolas de Portugal e mais de 250 tipos de uvas

foto Tânia Müller

As lojas participantes vão receber gratuitamente materiais para decoração do ponto de venda e sinalização de seus espaços dedicados aos vinhos portugueses no período do evento. As equipes das lojas, empórios e supermercados terão um treinamento em vinhos de Portugal ministrado pelo consultor Carlos Cabral,

foto Tânia Müller

No primeiro quadrimestre de 2021, o destaque nas exportações de vinhos portugueses foi para o Brasil: um aumento de 44,4%, representando 20,69 milhões de euros..” O Festival Vinhos de Portugal no Brasil atuou efetivamente para aumentar o conhecimento e o consumo de rótulos portugueses entre os brasileiros. Além de estados mais tradicionais no consumo de vinhos, como os das regiões Sudeste e Sul, também participaram estabelecimentos do Pará e do Amapá, assim como redes de supermercados importantes no Nordeste”, celebra Cabral.

O Festival conta com a  participação do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e da Comissão Vitivinícola da Bairrada.