A redução na taxa básica de juros (Selic) de 12,75% para 12,25%, conforme anunciada hoje (1°/11) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, é vista pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) como uma medida positiva. Essa redução é considerada importante para o setor imobiliário e o acesso à moradia, uma vez que os juros altos podem impactar negativamente o custo dos financiamentos e, consequentemente, o acesso à habitação.

Além disso, a ABRAINC ressalta a importância de minimizar o impacto adverso dos juros elevados no custo de capital das empresas, especialmente aquelas que dependem de financiamentos para seus projetos. Juros altos podem resultar em custos mais elevados para a população, dificultando a geração de empregos e o crescimento econômico do país.

O presidente da ABRAINC, Luiz França, enfatiza a necessidade de medidas contínuas que promovam a redução das taxas de juros e incentivem o acesso ao crédito para compradores de imóveis. “Essa estratégia não beneficiaria apenas o setor imobiliário, mas também contribuiria para o progresso econômico e social do Brasil, tornando os financiamentos habitacionais de médio e alto padrão mais acessíveis”, explica.